Lançamentos marcam os 30
anos do Vestibular Unicamp

07/10/2016 - 16:12

Reitor entrega diploma a uma das autoras

Publico acompanha evento

O pro-reitor de Graduação com uma das autoras

Edmundo Capelas e o vencedor do concurso de logotipo

Eduardo Guimarães, da Editora da Unicamp

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) lançou na manhã desta sexta-feira (07), na sala do Conselho Universitário (Consu), o livro com as melhores redações do exame de 2016 (Vestibular Unicamp - Redações 2016). Houve ainda o lançamento de um livro que conta a história de 30 anos do vestibular da Universidade (Vestibular Unicamp – 30 Anos). As duas obras foram publicadas pela Editora da Unicamp.

Vestibular Unicamp - Redações 2016 reúne os 30 melhores textos do certame, oferecendo ao leitor uma visão panorâmica dos escritos elaborados pelos candidatos. O objetivo é que a publicação, cujas redações foram selecionadas por professores de diferentes áreas disciplinares, sirva como referência para os futuros candidatos.

“Gostaria de parabenizar a todos aqueles que prestaram o vestibular e se transformam em autores com esta publicação. Eu diria a vocês também que cultivem esta característica positiva. Vocês conseguiram escrever textos de alta qualidade, portanto, nossa palavra é de estímulo para que continuem trilhando este caminho”, incentivou o reitor José Tadeu Jorge, que presidiu a cerimônia de lançamento.

Na ocasião foram prestadas homenagens aos autores das melhores redações, com a entrega de diplomas de honra ao mérito. “Eu gostaria de cumprimentar a todos os autores que foram selecionados para o livro de redações do Vestibular 2016. Estes estudantes tiveram o dom de registrar em palavras a argumentação de uma forma extremamente agradável de ser lida”, saudou o pró-reitor de Graduação, Luís Alberto Magna.

“Eu não esperava estar entre as autoras das melhores redações do vestibular. Foi uma surpresa. Eu acho que esta publicação é bem importante. Me lembro que, antes de prestar o vestibular, eu lia esses livros com as melhores redações e eles me davam um rumo sobre o que a banca podia esperar de uma proposta de redação”, avaliou Carla Lobarinhas Valente, uma das autoras da redação que integra o livro. Atualmente, ela cursa midialogia na Unicamp.

A obra que conta a história dos 30 anos do vestibular da Universidade foi escrita pela jornalista Maria Marta Avancini, com produção e pesquisa da jornalista e funcionária da Comvest, Juliana Sangion. Conforme Edmundo Capelas de Oliveira, coordenador-executivo da Comvest, o livro conta a história do desenvolvimento de um processo seletivo próprio e diferenciado, que ganhou reconhecimento e respeito em todo o país. “Gostaria de agradecer ao reitor, aos ex-coordenadores e a toda a equipe que contribui para que esta publicação fosse lançada como um dos 50 livros com o selo do primeiro jubileu da Universidade”, agradeceu.

A cerimônia contou ainda com as presenças do coordenador-executivo da Editora da Unicamp, Eduardo Guimarães, e da coordenadora adjunta e acadêmica da Comvest, professora Fosca Pedini Pereira Leite. As duas publicações, que vem com o selo Unicamp Ano 50 são uma parceria entre a Pró-Reitoria de Graduação (PRG), a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) e a Editora da Unicamp.

Além dos dois lançamentos, foi entregue um prêmio no valor de R$ 5 mil ao estudante Rafael Ferreira Marengoni, vencedor do concurso que elegeu o melhor logotipo institucional para a Comvest. A escolha do logotipo também aconteceu como parte das comemorações dos 30 anos da Comvest. O concurso foi aberto exclusivamente à comunidade da Unicamp e da Funcamp, incluindo professores, alunos, funcionários, pesquisadores, estagiários e empresas juniores. Rafael Pereira Merengoni é aluno da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC).