Unicamp completa
50 anos. E comemora

05/10/2016 - 12:18

A Unicamp comemora meio século de vida oficialmente hoje (5). O reitor, professor José Tadeu Jorge, preside a comemoração especial do cinquentenário, durante sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consu), marcada para as 18 horas desta quarta-feira (5), no Centro de Convenções da Universidade, com transmissão ao vivo pela RTV Unicamp (assista!). O evento contará com a participação da comunidade universitária, de membros da comunidade externa e de autoridades. Ainda estão programadas outras atividades dos 50 anos até o fim do ano. Acompanhe a programação.

Veja também:
50 anos contribuindo com o Brasil
Fapesp destaca 50 anos
Artigo do reitor Tadeu Jorge no Correio Popular de 5 de outubro

Desde outubro do ano passado, a Unicamp começou a comemorar, por um ano, com celebrações artísticas, culturais e científicas. “Hoje, além da fala do reitor, teremos apresentações musicais de grupos da Orquestra Sinfônica da Unicamp, do Coro Contemporâneo e do Coral Zíper na Boca”, contou Ítala M. Loffredo D'Ottaviano, presidente da comissão Unicamp Ano 50 e assessora especial da Reitoria da Unicamp.

Segundo ela, os eventos sempre procuraram, até aqui, ressaltar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, além da originalidade e da criatividade da instituição ao longo desses anos. “Apesar de a Unicamp ter apenas 50 anos, tem demonstrado qualidade altamente relevante. Tanto que em todos os rankings e levantamentos mais renomados, inclusive de instituições estrangeiras, a Unicamp figura entre as melhores universidades do mundo com menos de 50 anos”, ressaltou. Ainda de acordo com a professora Ítala, a programação fundamentalmente deu destaque ao compromisso social da instituição. Vários eventos procuraram dar relevo à presença da Unicamp como universidade pública em Campinas e no país”, expôs.

Uma Mostra de Arte, Ciência e Tecnologia Virtual da Unicamp, coordenada pelo professor Fernando Coelho, assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), apresentará no hall de entrada do Centro de Convenções da Universidade a história da Unicamp e dos seus órgãos de ensino e pesquisa, dando visibilidade a resultados inovadores e aos principais projetos de pesquisa.

Outros dois eventos previstos até o fim do ano são o Fórum Internacional de Ginástica para Todos, de 13 a 16 de outubro, na Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp e no Sesc Campinas; e o Colóquio Universidade e Ensino, com a participação do reitor, no dia 21, das 9 às 13 horas, no salão nobre da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Toda a comunidade é convidada a participar.