Cotuca e Cotil são destaques
no Enem entre escolas estaduais

05/10/2016 - 17:02

O Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca) e o Colégio Técnico de Limeira (Cotil), ambos da Unicamp, figuraram em primeiro lugar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, entre as escolas estaduais de suas respectivas cidades, num ranking divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última terça-feira (4). O sistema de divulgação das notas por escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 já está disponível para consulta. Acesse.

O Cotuca apareceu ainda na sexta colocação quando as escolas privadas do município foram incluídas e na 248ª colocação no ranking nacional. De acordo com o diretor do Cotuca, Alan Yamamoto, esse resultado relevante tem se repetido, muito em razão do seu corpo docente qualificado, graças ao processo seletivo do colégio (que escolhe os melhores alunos) e por causa da integração entre ensino técnico e ensino médio, cada qual interferindo positivamente no processo de ensino-aprendizagem. "Tudo isso tem contribuído para um melhor desempenho no Enem. É uma satisfação puxar essa lista, ora entre as instituições públicas e ora entre as privadas. É uma comprovação do trabalho que temos realizado", ressaltou.

O Cotil apareceu na 32ª colocação, quando incluídas as escolas privadas de Limeira, e na 577ª colocação no ranking nacional. Esse é o 11º ano consecutivo que historicamente o Cotil aparece como a escola estadual melhor colocada do Enem em Limeira. Segundo o seu diretor, o professor Paulo Sérgio Saran, esse bom resultado pode ser atribuído aos investimentos que vêm acontecendo no ensino médio, com a inserção de simulados de redação e simulados do Enem.

“Além disso, temos trazido professores de outras instituições para ministrarem palestras aos alunos sobre como obter uma boa performance no Exame Nacional", sublinhou Saran, que desde 2002 dirige o Cotil (esse é o seu quarto mandato). “Essa experiência têm sido altamente válida. E é mais uma vitória para nosso colégio. Também fomos recentemente destaques nas Olimpíadas de Matemática, Astronáutica e Física, alcançando várias medalhas de ouro.”

Nesse último Enem, o Cotuca e o Cotil tiveram as melhores médias de desempenho em matemática entre as escolas estaduais: o Cotil, média 669,67, e o Cotuca, média 708,29.

Os resultados do Enem por escola contemplam as 14.998 escolas que cumpriram o critério de ter pelo menos dez alunos participantes do Enem 2015 e ter taxa de participação igual ou superior a 50%. Os resultados também contabilizam os 1.212.908 estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio Regular declarados no Censo da Educação Básica de 2015 e que realizaram as quatro provas objetivas e a prova de redação do exame no ano passado, recebendo nota maior que zero nas objetivas e não tendo sido eliminados da redação.

Conforme o Inep, o desempenho dos alunos nesta edição do Enem melhorou em Redação e em Ciências Humanas, decrescendo em Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Natureza e suas Tecnologias.