50 anos em uma noite

05/10/2016 - 21:32

Reitor José Tadeu Jorge

Itala Maria Loffredo D'Ottaviano

Uma sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consu) encerrou na noite desta quarta-feira (5), data em que a Unicamp completa 50 anos de fundação, a série de atividades em comemoração ao cinquentenário da Universidade, iniciada há um ano. A solenidade, presidida pelo reitor José Tadeu Jorge, contou com a presença de dirigentes, docentes, funcionários e estudantes da instituição, além de convidados.

Em sua fala, o reitor leu um documento elaborado pela equipe coordenada pelo fundador da Unicamp, Zeferino Vaz. Nele, foram registrados os princípios que regeriam a nova Universidade. “Trata-se de um documento muito atual. Foi graças a esses pressupostos, dos quais não nos afastamos nos últimos 50 anos, que a Universidade atingiu o atual grau de qualidade e excelência em suas atividades”, afirmou Tadeu Jorge.

De acordo com ele, os resultados obtidos pela Unicamp nas últimas cinco décadas não devem ser creditados a pessoas ou grupos, mas sim a uma comunidade composta por funcionários, professores e estudantes. “Nesse sentido, quero agradecer a todos os que passaram pela Unicamp e àqueles que aqui permanecem pelo valioso serviço que prestaram a esta instituição”. Bem-humorado, Tadeu Jorge fez questão de garantir presença na festa do centenário.

O coordenador-geral da Unicamp, Alvaro Crósta, considerou que a Universidade soube trilhar com muita competência os caminhos abertos pelos seus fundadores. “A indissociabilidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, que está na origem da Unicamp, estabeleceu os pilares nos quais nos sustentamos até hoje. Obviamente, tudo o que foi construído até aqui se deve ao empenho de diversas gerações”, considerou.

Coordenadora da Comissão que organizou a programação das festividades pelos 50 anos, a professora Itala Maria Loffredo D'Ottaviano apresentou ao público  um panorama das atividades realizadas ao longo do último ano. Segundo ela, as ações contemplaram as áreas científica, artística, cultural e esportiva. “Penso que a programação dos 50 anos esteve à altura da Universidade, que é uma das mais importantes da América Latina. Nós realizamos de óperas a filme; de encontros científicos a lançamentos de livros”, elencou.

Fernando Coelho

Exposição Documental organizada pelo Siarq

Durante a sessão extraordinária do Consu, foi lançado um site intitulado Mostra Unicamp 50 anos - Ciência, Arte, Tecnologia e Inovação. O assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa, professor Fernando Coelho, explicou que a plataforma reúne as principais realizações da Unicamp nessas áreas, divididas por faculdades e institutos. “O site relata, por meio de fotos, vídeos e textos, como a Universidade transformou o conhecimento gerado no período em produtos e serviços que trouxeram benefícios à sociedade”, disse. “Convido a todos para um passeio por esta história”, completou.
Conheça a Mostra

No saguão do Centro de Convenções da Unicamp foi montada uma Exposição Documental organizada pelo Sistema de Arquivos da Unicamp (Siarq), que revela ao público diversos aspectos da trajetória da Universidade. No local é possível observar desde a ata original do lançamento da pedra fundamental da Universidade até maquetes dos prédios do campus de Campinas. Há também painéis interativos, através dos quais o usuário pode obter, com um toque do dedo, informações sobre cada unidade de ensino e pesquisa.

A sessão ainda foi marcada por diversas apresentações musicais, todas por parte de grupos formados por integrantes da comunidade universitária, como o Coral Zíper na Boca, o Grupo de Metais e o Coro Contemporâneo de Campinas.

Coro Contemporâneo de Campinas e auditório do Centro de Convenções

Grupo de Metais