Jesus Nazareno,
vestibular junto
com o filho, 23

03/10/2016 - 13:36

Aos 59 anos, Jesus Nazareno Braga decidiu retomar os estudos e encarar o desafio de prestar o Vestibular Unicamp. Motivado pelos dois filhos mais novos, Braga vai tentar uma vaga no curso de Geografia. Morador de Campinas, ele conta que se formou no ensino médio – quando ainda se chamava colegial – em 1979 e não teve a chance, posteriormente, de cursar uma universidade. “Optei por Geografia em primeira opção e História em segunda. Acabei decidindo por Geografia prioritariamente por gostar bastante da área e também por ter a opção de estudar à noite, já que terei que trabalhar. Se conseguir me aposentar, poderei estudar em período integral”, disse Braga.

Jesus Nazareno Braga trabalha na área de vendas de seguros, mas está desempregado. Aproveitou o tempo livre para estudar, usando inclusive o material do filho, que também vai prestar o Vestibular Unicamp este ano, na área da linguagem. “Meu filho me passou os materiais e, além disso, estou acompanhando aulas pela televisão e assistindo alguns DVDs com conteúdos cobrados nas provas”, explicou o candidato.

Braga está com 59 anos e é um dos candidatos mais velhos a prestar o vestibular deste ano. A cada edição do vestibular, os inscritos com mais de 29 anos representam cerca de 1,5% do total de candidatos. O vendedor contou que estudar na Unicamp é um sonho antigo. “Em 1999 ganhei uma bolsa de estudos e pude fazer um cursinho. Cheguei a prestar o Vestibular Unicamp para Engenharia Agrícola, mas não passei para a segunda fase. Dessa vez, apesar de não ter feito cursinho, estou confiante”, contou Braga.

O vendedor disse que espera ter melhor desempenho nas disciplinas de Português, Matemática e Geografia. “Meu bicho papão deve ser Química e Física. De qualquer maneira, acho esse vestibular um dos melhores, pois a Unicamp não despreza o saber da gente”, afirmou.

“Estou fazendo o vestibular com muita vontade de passar, como uma nova arrancada na minha vida e se não der, vou firmar um compromisso de continuar estudando. Espero ser aprovado, mas caso não seja, não será motivo para parar”, concluiu Jesus Nazareno.