GGBS presta homenagem
às secretárias da Unicamp

30/09/2016 - 16:40

Os profissionais que exercem atividades secretariais na Unicamp foram homenageados na tarde desta sexta-feira (30), no Dia da Secretária. O Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) organizou uma solenidade que contou com a presença do reitor em exercício da Universidade, professor Alvaro Crósta. As secretárias e secretários assistiram a uma palestra ministrada por Rubens Queiroz de Almeida, do Centro de Computação (CCUEC), que falou sobre o tema “Entendendo a comunicação humana”. Depois, receberam presentes em comemoração à data.

Também participaram da solenidade o chefe adjunto de Gabinete, professor Osvaldir Taranto, e o coordenador geral do GGBS, Edison Lins. Tanto eles quanto o reitor em exercício destacaram a importância dos profissionais que exercem funções secretariais na Unicamp. “O principal patrimônio da Universidade são as pessoas. E dentre as pessoas que ajudam a fazer a Unicamp, vocês compõem uma categoria muito particular. Vocês estão presentes em toda a estrutura da instituição”, afirmou Alvaro Crósta.

Segundo Osvaldir Taranto, são as secretárias e secretários que ajudam a garantir o bom andamento das atividades cotidianas, seja organizando agendas, seja aconselhando as chefias. “A Unicamp jamais teria o sucesso que tem se não fosse o trabalho de vocês”, disse. Edison Lins lembrou que o evento em homenagem à categoria já se tornou tradicional na Universidade. “É a forma que encontramos de agradecer pela contribuição que vocês dão para o avanço da Unicamp”.

Em sua palestra, Queiroz destacou os vários obstáculos que surgem no processo de comunicação entre as pessoas. Ele assinalou que o cérebro humano não consegue assimilar todas as informações captadas pelos sentidos. “O cérebro detém uma pequena parte das informações e desconsidera tudo o que entende como desnecessário”, explicou. E completou: “O resultado da sua comunicação é o que o outro entende e não o que você diz”.

De forma bem-humorada, Queiroz utilizou vários exemplos para convidar os presentes a refletirem sobre as inúmeras questões – e problemas - presentes no processo de comunicação.  Ao final da palestra, as secretárias e secretários receberam alguns presentes, entre eles o livro 50 memórias, 50 sabores – A cozinha ancestral de quem ajudou a construir a Unicamp, organizado pelo jornalista e chef de cozinha Manuel Alves Filho, funcionário da Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom) da Universidade.