Sociedade Brasileira de Pesquisa em

Douglas Soares Galvão, assessor da PRP Unicamp

Milton Mori, diretor da Inova Unicamp

15º Encontro Anual da SBPMat

A Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) realizou entre os dias 25 e 29 de setembro, em Campinas, seu 15º Encontro Anual, no Centro de Convenções Expo Dom Pedro. O evento busca aproximar cientistas, instituições de pesquisa e indústrias da área ciência e engenharia de materiais, colaborando na integração entre o desenvolvimento cientifico, inovações e aplicações tecnológicas em diversos ramos da ciência e tecnologia. Com mais de 1800 participantes de 20 países, mais de 2200 trabalhos apresentados, o encontro da SBPMat é um dos principais eventos do setor no país.

O presidente da sociedade e professor do Instituto de Física da USP de São Carlos, Osvaldo Novais de Oliveira Junior, conta que a realização do Encontro Anual é umas das principais missões que a sociedade cientifica realiza para colaborar na disseminação do conhecimento e das pesquisas realizadas entre seus membros. "A ciência de materiais é essencial para o desenvolvimento tecnológico e precisamos ajudar nessa disseminação, porque é uma área integradora. Precisamos ter gente de vários ramos da ciência, como física, química, engenharia, medicina, para poder gerar conhecimento e tecnologia para a sociedade", declara Osvaldo.

Área de stands do Encontro Anual da SBPMat

Como boa parte das pesquisas de alto nível de cientistas brasileiros são realizadas em parceria com centros de pesquisa internacionais, a programação, o número de participantes estrangeiros e a diversidade de temas reflete essa realidade. Uma preocupação da organização do evento foi cobrir o maior número de ramos possíveis, debatendo desde a pesquisa mais básica até as aplicações no cotidiano. O setor de inovação cientifica também esteve em destaque no encontro, buscando a ampliar a integração com as pesquisas que são desenvolvidas no Brasil e incentivando o desenvolvimento de novas tecnologias e patentes.

O presidente da SBPMat destaca a importância da pesquisa em materiais ao estar ligada diretamente ao bem estar da sociedade, aprimorando o desenvolvimento cientifica e tecnológico de áreas distintas, como engenharias e saúde. "Um dos grandes avanços que tivemos em medicina nos últimos anos se deve à tecnologia em materiais, para a obtenção de diagnósticos e terapias melhores, como as aplicações de luz em medicina e a terapia fotodinâmica em tratamento de câncer”, afirma o professor Osvaldo.

Palestra do 15º Encontro Anual da SBPMat

Presente no evento, o professor e assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp, Douglas Soares Galvão, enfatiza a importância do encontro ao abranger vários ramos da ciência de forma multidisciplinar e fazendo uma interação entre universidades, centros de pesquisas, empresas e hospitais. Além do apoio da PRP Unicamp, o Encontro Anual da SBPMat contou com a colaboração de centenas de professores, pesquisadores e estudantes de graduação da universidade em diversas ações. As professoras Mônica Alonso Cotta, do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) e Ana Flávia Nogueira, do Instituto de Química (IQ),  foram as responsáveis pela parte científica do encontro, enquanto os professores do IFGW Luiz Fernando Zagonel, Francisco das Chagas Marques e Antônio Riul Júnior atuaram como membros da comissão organizadora local. Participaram também na apresentação de palestras e trabalhos pesquisadores do IFGW, IQ, das Faculdades de Engenharia Química, Tecnologia, Ciências Médicas e Odontologia, Centro de Componentes Semicondutores e Agencia de Inovação da Unicamp.

Mais informações: www.sbpmat.org.br/15encontro/home/