RTV:
entrevista
Carlos Vogt

29/09/2016 - 07:03

Foi na pequena Sales de Oliveira, cidade do interior paulista, que o poeta Carlos Vogt buscou suas primeiras inspirações para navegar no universo da literatura. Nasceu naquela cidade em 1943, mudou-se para Ribeirão Preto onde estudou até o então chamado segundo colegial. Finalizou o colégio em São Paulo onde abre as portas para o mundo das letras, quando ingressa na USP.

Engajado nas questões políticas do seu tempo, o aluno do literato e professor-emérito da USP, Antônio Candido, e do professor francês Aubert Audubert, que nas décadas de 1960 e 1970 exerceu forte influência no ensino de língua e literatura francesa no Brasil, é, então, indicado ao professor Fausto Castilho para integrar o nascente Departamento de Linguística da Unicamp. Para tanto, partiu, juntamente com Rodolfo Ilari, Haquira Osakabe e Carlos Franchi a Besançon, França, onde aprimorou seus estudos na pós-graduação.

Osvaldo Ducrot, Greimas, Barthes e Foucault, entre outros pensadores, são referências dos jovens integrantes do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. Para além da linguística e da poesia, o professor Carlos Vogt teve importante papel como gestor na universidade: foi vice-reitor e coordenador geral da Unicamp entre 1986 e 1990, e reitor entre os anos de 1990 e 1994. Fundou, em 1995, juntamente com os jornalistas Alberto Dines e José Marques de Melo, o Labjor, Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo.

Nos anos 2000 ocupou a vice-presidência da SBPC e a presidência da Fapesp. Posteriormente foi secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo e atualmente é reitor da Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

A trajetória de Carlos Alberto Vogt, autor de Cantografia, Ilhas Brasil e A solidez do sonho, é o tema dessa edição do Memória Científica, programa da RTV-Unicamp, produzido pelo sociólogo Marcelo Rocco. A curadoria é do professor José Alves de Freitas Neto, docente do Departamento de História do Instituto de Filosofia e ciências Humanas da Unicamp. Veja o link