Luciano Coutinho recebe homenagem
e lança livro no IE da Unicamp

29/09/2016 - 07:56

O economista Luciano Coutinho, um dos fundadores do Instituto de Economia (IE) da Unicamp e ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), esteve na quarta-feira (28) na Unicamp para participar do lançamento do livro “O futuro do desenvolvimento: ensaios em homenagem a Luciano Coutinho". 
Luciano Coutinho

O lançamento aconteceu no auditório do IE, precedido por um seminário sobre o tema. Participaram, além de Coutinho, o professor Alvaro Penteado Crósta, reitor em exercício; o diretor do IE, Paulo Fracalanza; e os organizadores do livro, professor Fernando Sarti, do IE; e José Eduardo Cassiolato, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também organizam a obra, Helena Maria Martins Lastres, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e a economista Gabriela Laplane. 
Livro sobre as contribuições de Coutinho
“Trata-se, sobretudo de uma homenagem ao professor Luciano que é um dos fundadores do Instituto de Economia da Unicamp. O Luciano é uma personalidade importantíssima para a nossa história. Sua obra e suas contribuições nos permitem uma singular experiência de reflexão sobre o desenvolvimento econômico do país. É uma grata satisfação tê-lo aqui para participar deste evento”, afirmou o diretor do IE, Paulo Fracalanza. 

O diretor do IE, Paulo FracalanzaO professor Luciano Coutinho, que completa 35 anos de atuação como docente do IE, se disse “emocionado e honrado” com a realização do evento e com o lançamento do livro. “Eu tenho um relacionamento de afeto e um comprometimento muito grande com o projeto que originou e criou o Instituto de Economia. Foi um projeto que teve o objetivo de oferecer ao país alternativas de pensamento econômico e de propostas para o desenvolvimento do Brasil”, disse.

O reitor em exercício, Alvaro Penteado Crósta, coordenador geral da Unicamp, parabenizou o Instituto de Economia pelo evento, saudando especialmente o professor Luciano Coutinho. “Gostaria de manifestar minha satisfação em participar deste evento, que homenageia uma figura pública e docente da nossa Universidade. Luciano Coutinho é respeitado por sua visão, sua experiência e seu conhecimento.”
O coordenador geral, Alvaro CróstaO seminário, organizado pelo IE e pelo Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI, contou com debates sobre desenvolvimento econômico, indústria, inovação, política industrial e tecnológica. Entre os participantes, estavam Mariano Laplane, ex-diretor do IE e presidente do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); e o economista e professor Luiz Gonzaga Belluzzo, entre outros. 

“É uma enorme satisfação o Instituto de Economia e o Centro de Altos Estudos realizarem este seminário em homenagem ao Luciano Coutinho, este intelectual incansável na luta pelo desenvolvimento econômico e social do país”, ressaltou o professor do IE Fernando Sarti, diretor do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI. 
O docente Fernando Sarti