RTV-Doc mostra trabalho do SPOT
no Dia Nacional de Doação de Órgãos

27/09/2016 - 10:07

Em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, a RTV-Unicamp reapresenta o vídeo Anjos da Vida, documentário que mostra, de maneira humanizada, o trabalho do SPOT (Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos), do Hospital de Clínicas da Unicamp. O SPOT é líder no interior paulista em número de órgãos disponibilizados para o Sistema Nacional de Transplantes, e, não por acaso, tornou-se referência nacional nesse serviço de captação. Mas quem são esses profissionais que realizam esse trabalho? Como falam sobre doação com famílias que estão perdendo entes queridos? Como lidam com a morte? Quais são os principais desafios e recompensas da profissão?

É essa a temática do documentário Anjos da Vida: em busca da doação de órgãos, dirigido pelas jornalistas Beatrice Costa, Camila Correia, Mayara Lima e Natália Mitie. O vídeo, que integra a série RTV-Doc, foi realizado como projeto experimental do curso de Jornalismo da PUC-Campinas sob a orientação do professor e diretor-associado da RTV-Unicamp, Amarildo Carnicel. Confira

A proposta do RTV-Doc é exibir documentários produzidos por professores, alunos, funcionários e pesquisadores que integram a comunidade universitária da Unicamp, possibilitando, assim, dar maior visibilidade a trabalhos de qualidade que, não raro, têm veiculação restrita. A ideia é mostrar produções oriundas das diferentes áreas do conhecimento além dos muros da universidade, proporcionando o acesso a um público mais amplo.

Os interessados podem submeter seus trabalhos acompanhados de uma proposta contendo: a) título do documentário; b) resumo da obra; c) nome do autor, vínculo profissional/institucional, e-mail e telefone de contato. Os documentários, independentemente da data de produção, desde que tenham um caráter atemporal, serão avaliados por uma comissão interna que levará em consideração, além do tema, aspectos técnicos da produção, incluindo qualidade de som, de imagem, roteiro e edição.

Os programas selecionados integrarão a grade da RTV-Unicamp no Canal Universitário de Campinas (Canal 10 da NET ) e ficarão disponíveis no site da RTV e na Cameraweb-Unicamp.

Os interessados em submeter propostas deverão enviar uma cópia em DVD para a RTV-Unicamp (Av. Albert Einstein, 901). Mais informações pelo e-mail divulga@rtv.unicamp.br.