Dia de comer e lembrar: livro celebra
memórias e sabores nos 50 anos da Unicamp

26/09/2016 - 11:29

Chef Manuel: conexão pela comida

Capa do livro

Abertura do Chefs na Unicamp

Teve forró

Livro foi autografado pelo organizador

Rosário faz o rocambole

Valéria teve receita publicada

Casal Cerqueira

Música com apoio do SAE

Comida é memória. Quem há de negar? Memória da família de Maria do Rosário Zullo. Na casa da avó, no Parque Industrial, a cozinha era grande, como teria de ser em família que veio de Minas Gerais. Dia de festa era dia de crochê, de pamonha e rocambole. “É receita de família”: cinco ovos, 180 gramas de açúcar, 160 gramas de farinha de trigo, suco de fruta e o recheio você escolhe, doce de leite ou goiabada. (A receita completa está no fim da página)

Memória da Valéria Bomfim que ganhou da vizinha uma receita, faz uns vinte anos. Um ingrediente ali chamou a atenção: era o sagu que já fazia parte da mesa da família. Junte uvas passas, frutas cristalizadas, vinho tinto...Valéria servia para todos no trabalho e ainda hoje, todo final de ano.

Valéria trabalhou muitos anos na Creche da Área da Saúde (Cas) da Unicamp, atualmente é funcionária da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH). Maria do Rosário foi do CAISM, agora está no Ciddic - Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural. Ambas cederam suas receitas para o livro 50 memórias, 50 sabores – A cozinha ancestral de quem ajudou a construir a Unicamp, lançado neste domingo, (25) durante o evento de gastronomia “Chefs na Unicamp”, na praça do Ciclo Básico.

Promovido pela Unicamp por meio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), o evento também foi uma pré-abertura do VI Simpósio de Profissionais da Unicamp (Simtec), que vai até 28 de setembro. O organizador do livro é Manuel Alves Filho que, além de jornalista é chef de cozinha. “O livro presta uma homenagem aos cinquenta anos da universidade através do reconhecimento ao trabalho daqueles que ajudaram a construir a Unicamp, funcionários, docentes e alunos. A gente tentou usar a gastronomia como elemento de conexão das memórias afetivas de cada um, com suas memórias profissionais”.

Manuel gosta de citar uma frase do chef Alex Atala que afirma ser a comida, a maior rede social do mundo. “Ela consegue conectar sete bilhões de pessoas todos os dias”. No livro são conectadas 50 pessoas e receitas, no evento Chefs na Unicamp mais um bocado. Teve fila em várias barracas para provar as receitas de família dos onze chefs convidados.

Estrogonofe, porco com farofa, rocambole de linguiça calabresa, galinhada e cuscuz foram alguns dos pratos servidos que, não raro, traziam o nome da vovó homenageada. Fora os doces. Uma comilança sem fim, a preços acessíveis. O casal Dejanira e Dejesus Cerqueira já tinha escolhido o que almoçar numa matéria que leram em casa sobre o evento. Chegando na universidade resolveram que era pouco. “Já viemos com uma ideia. Provamos um prato muito bom e estamos indo para o segundo”, afirmou Dejesus.

Pratos quentinhos servidos num lugar aberto em um dia bonito. O programa também atraiu muitas famílias com crianças. Também teve várias atividades culturais programadas pelo SAE – Serviço de Apoio ao Estudante. “Com o lançamento do livro e os Chefs no Campus a gente conseguiu fazer um ‘cozido’ interessante”, brincou o Manuel.

O evento também foi dedicado à chef Viviane Moraes, que faleceu no início de setembro e era uma das cozinheiras convidadas. “A Viviane, desde o primeiro evento de praça, sempre comprou essa ideia e quando veio o convite para a Unicamp ela aceitou com muito mais carinho porque ela foi aluna da universidade”, comentou o marido Marcel Moraes. Ele disse que Viviane lhes deixou um legado. “Nada mais justo que estar aqui fazendo o que nós sabemos”.

Rocambole de infância- Receita do livro "50 memórias, 50 sabores - A Cozinha ancestral de quem ajudou a construir a Unicamp"

Ingredientes:

Massa

5 ovos

180 g de açúcar

160 g de farinha de trigo

Suco de fruta para molhar

Recheio

Doce de leite ou creme de goiabada. O recheio tem que ter consistência firme.

Modo de preparo

Bata as claras em neve. Acrescente as gemas passadas pela peneira e o açúcar. Bata mais um pouco. Com a batedeira ligada, acrescente a farinha de trigo aos poucos, com o auxílio de uma colher. Transfira a massa para uma assadeira grande, untada com manteiga e forrada com papel manteiga, para que fique fina. Leve ao forno médio para assar por cerca 10 minutos. Desenforme a massa sobre um pano úmido. Vire a massa sobre outro pano úmido. Molhe a massa com o suco de fruta. Recheie e enrole ainda quente. Embrulhe em um pano ou papel alumínio e leve à geladeira. Antes de servir, se desejar, faça uma cobertura e decore a gosto.