PRDU oferece cursos
de gestão a órgãos

22/09/2016 - 11:56

A Unicamp, por meio da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU), está oferecendo cursos na área de Gestão por Processos a funcionários da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) e Diretoria Geral da Administração (DGA). O objetivo da iniciativa é qualificar os profissionais da Universidade com vistas ao aprimoramento dos processos de trabalho dos dois órgãos, de modo a responder com eficiência às demandas da instituição. Nos próximos dias, outros dois cursos, estes nas áreas de Gestão de Despesas e Desdobramentos Estratégicos, serão ministrados a equipes da Prefeitura Universitária, Assessoria de Economia e Planejamento (Aeplan) e DGA.

De acordo com a pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, professora Teresa Atvars, a necessidade de qualificação dos profissionais da Unicamp na área de gestão foi apontada tanto no processo de Avaliação Institucional quanto na revisão do Planejamento Estratégico, este último válido para o período de 2016/2020. “Como nós não tínhamos essa expertise na Universidade, fomos buscar apoio em colaboradores externos, que estão ministrando os cursos. Tivemos uma experiência piloto muito positiva junto à DAC [Diretoria Acadêmica], o que nos levou a oferecer os cursos a outros órgãos”, explica.

A intenção, continua a pró-reitora, é estender os cursos mais órgãos da Unicamp. “Temos que fazer isso gradativamente, visto que não dispomos de recursos e nem de estrutura para atendermos a instituição de uma só vez”. Segundo a professora Teresa Atvars, os cursos são ministrados tanto de forma presencial quanto a distância. “As atividades têm uma carga prática bastante importante. São 480 horas dedicadas ao desenvolvimento de projetos supervisionados, que devem oferecer soluções para as atividades cotidianas dos órgãos”, pontua.

O projeto piloto executado na DAC, observa a docente, proporcionou avanços significativos nas rotinas do órgão. “Vale a pena citar um dos ganhos obtidos, que foi a eliminação de 6 mil horas de trabalho na elaboração do Caderno de Horários, que agora está em fase final de informatização. Em vez de os coordenadores de Graduação e Pós-Graduação dedicarem longas horas a uma tarefa administrativa, agora eles podem aproveitar esse tempo com atividades em sala de aula ou em laboratório ou em suas pesquisas e atividades de extensão”, pondera a pró-reitora de Desenvolvimento Universitário.

Embora com conteúdos distintos, os cursos de Gestão de Despesas e Desdobramentos Estratégicos também terão o propósito de preparar os profissionais da Unicamp para enfrentarem o desafio de tornar a gestão na Universidade cada vez mais eficiente. “O que está no nosso horizonte é transformarmos, no futuro, a Unicamp numa Universidade Digital. Obviamente, um projeto como este leva tempo e tem que ser executado em etapas. Entretanto, com base no que construímos na DAC, já podemos sentir não somente a ótima sinergia entre a PRDU e os órgãos na busca desse obtivo, mas também o envolvimento dos nossos profissionais nesse esforço”, analisa a professora Teresa Atvars.