Funcionário técnico administrativo do
IFGW lança livro sobre astronomia

19/09/2016 - 15:43

Demonstração do uso do software Stellarium

Relógio de parede construído Edson Cecílio

Edson Pedro Cecílio Junior

Ao visitarmos as livrarias brasileiras procurando publicações sobre astronomia, percebemos que a grande maioria dos livros à venda tem perfis técnicos e voltados para conhecedores de algum grau da área, ou em menor medida são obras centradas em fotos e outros tipos de imagens de caráter mais lúdico. Sentindo uma lacuna de publicações introdutórias ao uso do software Stellarium e que também pudesse ser voltada para difundir o aprendizado de conceitos de astronomia para o público leigo, o físico Edson Pedro Cecílio Junior, funcionário técnico administrativo do Instituto de Física "Gleb Wataghin", se jogou no desafio de escrever um livro e está lançando Stellarium: Aprendendo astronomia com software

Formado em física pela Unicamp em 2003, Edson foi professor do ensino médio e cursinhos durante quinze anos, e em 2012 voltou para a universidade para trabalhar no Laboratório de Física de Superfícies do Departamento de Física Aplicada do IFGW, onde atua projetando, reparando e adaptando instrumentos eletrônicos de medição e controle dos laboratórios.

Físico Edson Pedro Cecílio Junior e seu livro

Edson Cecílio trabalhou por pouco mais de um ano entre a ideia inicial, elaboração do texto e finalização de seu primeiro livro. “O mais difícil é saber ordenar e escolher o que devemos falar em cada momento. Quando fazemos um livro queremos fazer o melhor possível”, afirma Edson, que ainda destaca que o acolhimento dos seus colegas e chefes do instituto foi fundamental para o desenvolvimento desse trabalho.

Lançado nos formatos físico e digital pela Appris Editora, “Stellarium” já se destaca em vendas em alguns dos grandes sites especializados. A proposta do livro é não ser apenas um manual utilizador do programa em português, mas a partir de exercícios propostos para serem usados no software abordar conceitos básicos de astronomia e de outras áreas da ciência, como matemática, física e geografia. "Depois de ler o livro o leitor vai perceber que cada tipo de corpo celeste possui regras bem claras que descrevem seu movimento aparente no céu", explica Edson, que destaca também o caráter multidisciplinar da obra.

Demonstração do uso do software Stellarium

O livro é dividido em duas partes. Na primeira se encontra o manual do software Stellarium e uma apresentação dos conceitos fundamentais de astronomia. E em seguida o livro atua como uma publicação paradidática, debatendo conceitos astronômicos junto com a realização de exercícios. Ao longo da publicação são propostas atividades de fixação abordando o conteúdo aprendido, com um gabarito no final. “Em cada atividade você usa o software para aprender os conceitos de astronomia”, diz Edson. O leitor do livro terá acesso a informações fundamentais para aprender a medir distâncias entre corpos celestes, medição de tempo, localização de objetos no céu e movimentos de estrelas, planetas e satélites do Sistema Solar.

Capa de “Stellarium: Aprendendo astronomia com software”

Saiba mais
O Stellarium é um software voltado para a divulgação da astronomia para o grande público, desenvolvido em 2001 pelo programador francês Fabien Chéreau e em constante aperfeiçoamento. Com uma interface que lembra um planetário, o programa simula as posições de planetas, estrelas e satélites no céu em tempo real em qualquer posição geográfica da Terra e em qualquer dia e horário do ano de acordo os dados inseridos pelo usuário. Baseado em licença GPL, o programa Stellarium é gratuito e pode ser distribuído livremente e aperfeiçoado por outros desenvolvedores. Mais informações ou para baixar e instalar o programa acesse www.stellarium.org/pt_BR.

Serviço
O livro Stellarium: Aprendendo astronomia com software, de Edson Pedro Cecilio Junior, publicado pela Appris Editora, será lançado na Unicamp no dia 6 de outubro, às 16 horas na Biblioteca do Instituto de Física "Gleb Wataghin" e pode ser comprado na Livraria da Editora da Unicamp e em outras lojas físicas e online do Brasil. Exemplares também podem ser adquiridos diretamente com o autor pelo e-mail edbig@uol.com.br.