Funcionário técnico administrativo do
IFGW lança livro sobre astronomia

19/09/2016 - 15:43

/
Demonstração do uso do software Stellarium

Demonstração do uso do software Stellarium

Relógio de parede construído Edson Cecílio

Relógio de parede construído Edson Cecílio

Edson Pedro Cecílio Junior

Edson Pedro Cecílio Junior

Ao visitarmos as livrarias brasileiras procurando publicações sobre astronomia, percebemos que a grande maioria dos livros à venda tem perfis técnicos e voltados para conhecedores de algum grau da área, ou em menor medida são obras centradas em fotos e outros tipos de imagens de caráter mais lúdico. Sentindo uma lacuna de publicações introdutórias ao uso do software Stellarium e que também pudesse ser voltada para difundir o aprendizado de conceitos de astronomia para o público leigo, o físico Edson Pedro Cecílio Junior, funcionário técnico administrativo do Instituto de Física "Gleb Wataghin", se jogou no desafio de escrever um livro e está lançando Stellarium: Aprendendo astronomia com software

Formado em física pela Unicamp em 2003, Edson foi professor do ensino médio e cursinhos durante quinze anos, e em 2012 voltou para a universidade para trabalhar no Laboratório de Física de Superfícies do Departamento de Física Aplicada do IFGW, onde atua projetando, reparando e adaptando instrumentos eletrônicos de medição e controle dos laboratórios.

Físico Edson Pedro Cecílio Junior e seu livro

Edson Cecílio trabalhou por pouco mais de um ano entre a ideia inicial, elaboração do texto e finalização de seu primeiro livro. “O mais difícil é saber ordenar e escolher o que devemos falar em cada momento. Quando fazemos um livro queremos fazer o melhor possível”, afirma Edson, que ainda destaca que o acolhimento dos seus colegas e chefes do instituto foi fundamental para o desenvolvimento desse trabalho.

Lançado nos formatos físico e digital pela Appris Editora, “Stellarium” já se destaca em vendas em alguns dos grandes sites especializados. A proposta do livro é não ser apenas um manual utilizador do programa em português, mas a partir de exercícios propostos para serem usados no software abordar conceitos básicos de astronomia e de outras áreas da ciência, como matemática, física e geografia. "Depois de ler o livro o leitor vai perceber que cada tipo de corpo celeste possui regras bem claras que descrevem seu movimento aparente no céu", explica Edson, que destaca também o caráter multidisciplinar da obra. 

Demonstração do uso do software Stellarium

O livro é dividido em duas partes. Na primeira se encontra o manual do software Stellarium e uma apresentação dos conceitos fundamentais de astronomia. E em seguida o livro atua como uma publicação paradidática, debatendo conceitos astronômicos junto com a realização de exercícios. Ao longo da publicação são propostas atividades de fixação abordando o conteúdo aprendido, com um gabarito no final. “Em cada atividade você usa o software para aprender os conceitos de astronomia”, diz Edson. O leitor do livro terá acesso a informações fundamentais para aprender a medir distâncias entre corpos celestes, medição de tempo, localização de objetos no céu e movimentos de estrelas, planetas e satélites do Sistema Solar.

Capa de “Stellarium: Aprendendo astronomia com software”

Saiba mais
O Stellarium é um software voltado para a divulgação da astronomia para o grande público, desenvolvido em 2001 pelo programador francês Fabien Chéreau e em constante aperfeiçoamento. Com uma interface que lembra um planetário, o programa simula as posições de planetas, estrelas e satélites no céu em tempo real em qualquer posição geográfica da Terra e em qualquer dia e horário do ano de acordo os dados inseridos pelo usuário. Baseado em licença GPL, o programa Stellarium é gratuito e pode ser distribuído livremente e aperfeiçoado por outros desenvolvedores. Mais informações ou para baixar e instalar o programa acesse www.stellarium.org/pt_BR.


Serviço
O livro Stellarium: Aprendendo astronomia com software, de Edson Pedro Cecilio Junior, publicado pela Appris Editora, será lançado na Unicamp no dia 6 de outubro, às 16 horas na Biblioteca do Instituto de Física "Gleb Wataghin" e pode ser comprado na Livraria da Editora da Unicamp e em outras lojas físicas e online do Brasil. Exemplares também podem ser adquiridos diretamente com o autor pelo e-mail edbig@uol.com.br.

Comentários

Parabéns Edson ! Importante publicação para divulgar didaticamente este assunto tão interessante.

Email: 
ropariss@hotmail.com