Equipe Unicamp
para competição

12/09/2016 - 11:23

Protótipo Tantibus sendo montado na oficina

A equipe Unicamp Baja SAE está concluindo os preparativos para lançar seu novo carro para as competições Baja SAE Brasil. A etapa regional sudeste de 2016 será realizada nos próximos dias 17 e 18 de setembro na Escola de Engenharia de Piracicaba e contará com a participação de 30 veículos off road de equipes de instituições de ensino de São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro. Existentes no Brasil desde 1994, os torneios de Baja são organizadas pela seção brasileira da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade – SAE Brasil e desafiam os estudantes de engenharia a construírem um carro, trabalhando desde o desenvolvimento até a sua fabricação e o uso em competição.

Os protótipos construídos são monopostos fora de estrada em formato de gaiola com medidas de segurança padronizadas e que usam motores de 10 HP. As equipes devem desenvolver o chassi, transmissão, freios e outros componentes, que serão avaliados na competição junto com itens de segurança, conforto dos veículos, capacidade de tração e dirigibilidade, além da prova de resistência de quatro horas. Também faz parte da avaliação a busca por patrocínios e a apresentação do projeto para uma banca formada por engenheiros que atuam na área.

Protótipo Tantibus sendo montado na oficina

Formada em 1995 por estudantes da Faculdade de Engenharia Mecânica – FEM, a equipe Unicamp Baja SAE possui atualmente 41 membros e conta com a orientação do professor Janito Vaqueiro Ferreira, do Departamento de Mecânica Computacional. Além de estudantes de engenharia mecânica, também fazem parte da equipe alunos dos cursos de controle de automação, computação e engenharias elétrica e agrícola.  Segundo a estudante do quarto ano de engenharia mecânica e capitã da equipe, Mayumi Rodrigues, a evolução de resultados nos últimos anos é reflexo do amadurecimento do grupo e na divisão de tarefas entre os membros. "A equipe está crescendo em gerenciamento e no projeto. Acreditamos que temos que ter uma equipe campeã para poder ter um carro campeão".

A equipe conta com o apoio da direção da FEM e de patrocinadores que colaboram com materiais e serviços para a construção e desenvolvimento do carro. Anualmente a Unicamp Baja SAE realiza um processo seletivo para a admissão de novos membros, e o trabalho da equipe é apresentado também em atividades como a calourada e o Unicamp de Portas Abertas.

Trabalho da equipe Unicamp Baja SAE na oficina

O veículo de 2016, chamado de Tantibus, foi desenvolvido a partir do carro anterior seguindo o regulamento básico da competição. Ao longo do ano pequenas adaptações são realizadas para desenvolver o protótipo e colocá-lo de acordo com as alterações de regulamento que são informadas pela organização. O piloto do Tantibus será o estudante do segundo ano de engenharia mecânica Leonardo Cunha Montechiesi, que está na equipe desde o ingresso na Unicamp e neste ano passou a ser o responsável pela condução do baja. “É orgulho estar pilotando um carro que você e seus colegas construíram”, afirma Leonardo, que também participou de outras etapas de construção do protótipo.

Os membros da equipe Unicamp Baja SAE destacam que a construção e desenvolvimento dos carros é uma parte importante da vida universitária como atividade extracurricular e colabora com o próprio aprendizado de engenharia. "Isso nos agrega um conhecimento muito importante para a nossa vida profissional. Me enriquece para a graduação, melhorou minha relação com as pessoas, organização e eficiência para fazer as tarefas. Nós fazemos engenharia de verdade aplicando o que nós aprendemos, e sentimos o que é trabalhar numa empresa", afirma a capitã Mayumi Rodrigues.

A competição nacional Baja SAE Brasil será realizada no começo de 2017 com estudantes de universidades de todas as regiões do país, em data a ser definida.

Equipe Unicamp Baja SAE com o protótipo Tantibus