A UPA dos 50 anos promete

08/09/2016 - 14:50

/
Visita à Unicamp já tem 34 mil alunos inscritos

Visita à Unicamp já tem 34 mil alunos inscritos

Alvaro Crósta, coordenador geral da Unicamp

Alvaro Crósta, coordenador geral da Unicamp

Visitantes chegam em centenas de ônibus e vans

Visitantes chegam em centenas de ônibus e vans

A UPA (Unicamp de Portas Abertas) comemorativa aos 50 anos da Universidade acontece neste sábado, a partir das 9 horas, com a expectativa de pelo menos 40 mil visitantes, entre estudantes, familiares e interessados no evento em geral. Até a manhã desta quinta-feira (08), eram quase 34 mil alunos inscritos, vindos de 601 escolas, a maioria do Estado de São Paulo (87%), mas também de Minas Gerais (10%) e outras unidades federativas como Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Bahia e até mesmo de Tocantins. Eles estão chegando em 506 ônibus, 44 micro-ônibus, 38 vans e por outros 13 meios de transporte. 

“Nossa expectativa é de grande participação do público nesta edição da UPA em que aproveitamos para celebrar os 50 anos da Unicamp e mostrar, além do que foi visto nas edições anteriores, uma retrospectiva das nossas conquistas e seus impactos junto à sociedade”, afirma o professor Alvaro Crósta, coordenador geral da Universidade. “Esperamos mais de 40 mil pessoas, podendo chegar a 50 mil, para acompanhar uma programação muito extensa e completa. Mais uma vez, estamos não só apresentando os nossos cursos, mas promovendo o compartilhamento de saber, buscando atrair mais e mais alunos, principalmente das escolas públicas, para que prestem o vestibular da Unicamp.” 

Segundo Alvaro Crósta, houve orientação para que as unidades de ensino e pesquisa fizessem uma abordagem relativa aos 50 Anos da Universidade, cada qual apresentando seus grandes projetos. A recomendação aos alunos é que estudem a programação, que está bem detalhada na página da UPA, escolhendo de antemão as atrações que pretendem visitar.  As palestras no Centro de Convenções, por exemplo, abordam temas como “Programa Inova Jovem”, “A interdisciplinaridade na formação dos alunos da Unicamp”, “Assistência Estudantil”, “Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente” e “O Vestibular Unicamp e o PAAIS (Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social)”. 

Também fora das faculdades e institutos, há atrações na Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL), como apresentação dos equipamentos e jogos do Laboratório de Acessibilidade, jogos educativos (dominó literário, descobrindo a literatura, etc.), destaques do acervo e acesso online às obras indicadas pela Comvest para o vestibular, a exposição "O Livro na Linha do Tempo”, adivinhações com sorteios de brindes e, ainda, uma sala descanso, leitura e lazer, com exibição de filmes e animais. E, no 3º andar da BCCL, a exposição “Raízes do Brasil”, em comemoração aos 80 anos da publicação da obra de Sérgio Buarque de Hollanda, e a Oficina de Conservação e Encadernação, com equipamentos e materiais usados neste ofício. 

Baixando aplicativos 
Uma recomendação importante para tornar o giro pelo campus mais proveitoso, é que os alunos baixem os aplicativos disponibilizados na página da UPA e que foram desenvolvidos pelo Centro de Computação da Unicamp (CCUEC), obtendo ajuda em termos de geolocalização, o que facilitará a chegada aos locais de visitação. Atualmente, 39 pontos de localização na ferramenta levam os visitantes a todas as unidades de ensino e pesquisa da Universidade ou a locais onde estão instalados estandes de unidades de outros campi, como Limeira e Piracicaba. A localização do usuário aparece num balão verde e o destino num balão azul: tocando em outro ponto do mapa, a rota será refeita com base no novo destino. As rotas levam em consideração se o visitante está de carro ou a pé. Ali também estão inclusos pontos comerciais e itinerários do ônibus circular. 

Uma nova funcionalidade do aplicativo da UPA, anunciada pelo professor José Raimundo de Oliveira, superintendente do CCUEC, é a possibilidade do visitante avaliar o evento, atribuindo de 1 a 5 estrelas (de ruim a ótimo), além de poder expressar sua opinião por escrito. A UPA também servirá de grande teste para outra boa novidade, que é a possibilidade de acesso à rede sem fio da Universidade a partir da conta pessoal no Facebook – os visitantes serão orientados a como se cadastrar e usar a rede. Correndo tudo bem, este recurso será mantido para a comunidade da Unicamp. 

No próprio Centro de Computação, os alunos poderão visitar o Museu de Informática da Unicamp, uma exposição sobre a evolução da infraestrutura computacional da Universidade, abordando a história dos processadores, armazenamento e interfaces homem-máquina, com a mostra de equipamentos e painéis, bem como visitas monitoradas e projeções audiovisuais. A exposição proporciona aos estudantes uma visão do passado, presente e futuro da história da informática e da tecnologia digital da Universidade.