Alunos concluem curso de caligrafia
japonesa ministrado pelo CEL

02/09/2016 - 10:03

As professoras Bartira, Ayako e Mike

Curso de Shodo: caligrafia japonesa

O aluno Matheus Macedo

Estudantes durante o último dia do curso

Um grupo de alunos de graduação da Unicamp concluiu na quinta-feira (1) o curso de Shodo (pronuncia-se shodou), a caligrafia japonesa. A atividade, gratuita, foi ministrada como curso de extensão pelo Centro de Ensino de Línguas (CEL), com a participação da professora colaboradora Miki Suzuki.

“O Shodo é a arte da caligrafia japonesa, que utiliza instrumentos específicos para a escrita como o pincel (oofude), o papel (hanshi) e a tinta (sumi). O Shodo não se resume somente ao ato de saber escrever de forma automática. Os japoneses valorizam muito o Shodo, acreditando que é possível expressar seus sentimentos através dele”, explica a professora Miki Suzuki.

O objetivo do curso, de acordo com ela, foi proporcionar aos alunos a compreensão do Shodo como um componente da cultura tradicional japonesa. Participaram alunos do curso regular de língua japonesa do CEL, já que a atividade exigia conhecimentos prévios na língua.

“Inicialmente, o que me motivou a fazer o curso foi a curiosidade mesmo. Eu gostei muito da atividade, mas é bom dizer que o Shodo requer paciência porque o alfabeto japonês é bastante complexo e extenso. Acredito que o curso pode acrescentar algo mais no meu currículo, podendo ser bastante útil na minha carreira. Na minha área, muitas empresas do ramo da eletrônica são japonesas, então, eu acredito que será importante”, avaliou Matheus Macedo Pereira Lima, aluno do 3º ano do curso de engenharia elétrica da Unicamp.

A previsão do CEL é que no primeiro semestre de 2017 o curso de Shodo seja disponibilizado novamente.