Lançada segunda edição
da Unicamp Pesquisa

01/09/2016 - 13:49

A Unicamp lançou na manhã desta quinta-feira (1º), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), a segunda edição da revista Unicamp Pesquisa. O objetivo da publicação é promover a difusão dos estudos científicos desenvolvidos na Universidade para o conhecimento do grande público. A nova edição reúne 19 textos elaborados por docentes e pesquisadores acerca de investigações que obtiveram expressiva repercussão, seja no plano científico, seja pela capacidade de causarem impacto social. Traz, ainda, um perfil do professor coreano Yong Kun Park, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), pioneiro na área de Bioquímica dos Alimentos no Brasil.

O lançamento da segunda edição da revista ocorreu na sala do Conselho Universitário (Consu), e contou com a participação do reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge; do coordenador-geral da Universidade, Alvaro Crósta; e da pró-reitora de Pesquisa, professora Glaucia Pastore. Tadeu Jorge destacou que o lançamento do segundo número da publicação é um indicativo de que ela dispõe de fôlego para ter continuidade.

O reitor cumprimentou os autores dos textos pela preocupação que tiveram em traduzir a linguagem científica para uma linguagem acessível ao grande público.  “Trata-se de um esforço importante de divulgação das nossas atividades, visto que o grande público não faz ideia do volume da produção científica da Unicamp”, disse. Tadeu Jorge cumprimentou os responsáveis pela Unicamp Pesquisa pela publicação do perfil do professor Yong Park, de quem o reitor foi aluno na década de 1970.

“O professor Yong Park empresta o seu nome para a minha turma de formandos. Além de uma pessoa que todos admiram e respeitam, trata-se de um pesquisador que deu expressiva contribuição para o desenvolvimento da ciência dos alimentos no país”, afirmou Tadeu Jorge. O coordenador-geral da Unicamp, por sua vez, lembrou que a divulgação científica é uma área que ainda apresenta deficiências no Brasil. Nesse sentido, segundo ele, a revista cumpre o papel de qualificar o compromisso de levar a ciência ao conhecimento da sociedade.

Alvaro Crósta observou que a Unicamp Pesquisa se soma a outras iniciativas da PRP para divulgar a ciência, entre elas o programa Ciência e Arte nas Férias, quem tem o objetivo de despertar nos estudantes de ensino médio de escolas públicas o interesse pelos métodos científicos. A pró-reitora de Pesquisa assinalou que a revista é resultado de um trabalho coletivo, que tem por propósito levar à sociedade o conhecimento novo produzido na Unicamp.

“Esta não é uma missão trivial, visto que é preciso todo um esforço para traduzir a linguagem científica para uma linguagem que seja acessível ao grande público. Os autores dos artigos estão de parabéns por isso”. Glaucia Pastore também mencionou a importância da publicação do perfil do professor Yong Park, classificado por ela como uma referência científica internacional no campo da Bioquímica dos Alimentos.

Entre os temas abordados na publicação estão: reciclagem de materiais, sensores inteligentes, cosmetologia, exercício físico e saúde e relação entre arte e loucura.