Unicamp
idioma
inglês

30/08/2016 - 16:32

Treze faculdades e institutos da Unicamp oferecerão, no segundo semestre de 2016, 22 cursos de curta duração no idioma inglês, abordando diferentes temas em quatro áreas do conhecimento: Biomédicas, Exatas, Humanas e Tecnológicas. A iniciativa faz parte do programa Intensive Course, oferecido pela Vice-Reitoria de Relações Internacionais (Vreri), que financia a vinda de professores estrangeiros de instituições parceiras para ministrarem as aulas. “Trata-se de uma atividade importante dentro do esforço de internacionalização que a Unicamp tem feito”, considera o titular da Vreri, professor Luís Augusto Barbosa Cortez.

De acordo com Luís Cortez, esta é a terceira edição do Intensive Courses. A iniciativa conta com a parceria da Pró-Reitoria de Pós-Graduação. A demanda por parte dos docentes da Unicamp, diz o vice-reitor, tem sido grande. “Os editais são muito concorridos, o que nos fornece evidências de que o programa está sendo bem recepcionado por parte dos professores”.

O dirigente entende que a iniciativa servirá como experiência para o oferecimento, no futuro, de programas completos de graduação e pós-graduação no idioma inglês pela Unicamp. “Este é um objetivo que temos que alcançar. Estudantes estrangeiros, de países do Oriente Médio, China e de nações de língua inglesa, deixam de vir para a Unicamp porque não temos cursos em inglês”, pondera.

Segundo Luís Cortez, alguns dos 22 cursos que serão oferecidos neste segundo semestre ainda estão com as inscrições abertas. A programação completa e os e-mails dos docentes da Unicamp responsáveis pelos cursos podem ser obtidos neste endereço. Os cursos têm entre 5 e 30 dias de duração.

Entre os temas que serão abordados nos cursos estão: hemodiálise contínua, desenvolvimento de medicamentos, reforma na educação básica nos EUA e métodos de fermentação.