Unicamp recebe professores de
História para semana de capacitação

29/08/2016 - 10:36

Professores de História do Brasil todo estiveram reunidos na semana passada na Unicamp, para participar do Curso de Formação Continuada, um projeto que integra a Olímpiada Nacional em História do Brasil (ONHB). Os 37 professores convidados fazem parte de equipes finalistas da 8ª ONHB, que tiveram pontuações mais altas do estado durante a competição. A final da Olimpíada de História ocorreu nos dias 20 e 21 de agosto, na Unicamp, com prova presencial e cerimônia de premiação que teve a participação de cerca de mil alunos. Após a final, os professores selecionados permaneceram em Campinas para o projeto. Veja premiação da Oitava ONHB

O objetivo da programação é oferecer aos professores capacitação e aprendizado com docentes da Unicamp, além da oportunidade de compartilharem entre si experiências vivenciadas em suas escolas. “O Curso de Formação teve início com o objetivo de proporcionar algo a mais aos professores participantes da ONHB, e também para que eles compartilhem com os colegas em suas escolas o que viram aqui”, afirmou a coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello.

O primeiro dia da programação foi destinado aos próprios professores para que pudessem apresentar trabalhos e atividades desenvolvidas com seus alunos. Uma das apresentações de destaque foi a do professor Bruno Farias de Oliveira, de Aracaju-SE, que contou como usa os filmes de terror como metáfora para trabalhar temas históricos em sala de aula. “Para mim está sendo uma experiência incrível ouvir tantos docentes da Unicamp e professores de vários estados, cada um contando seu conhecimento a partir do seu próprio contexto”, disse.

Entre os temas abordados nas palestras estão racismo, “Entre o trabalho livre, escravo e compulsório”, “Religião e Africanos”, “Os feminismos no Brasil: conquistas e desafios na contemporaneidade”, entre outros.