Economia Solidária é

Mesa de abertura

Feira montada em frente ao Centro de Convenções

Professor Renato Dagnino

O tema economia solidária é discutido no Fórum Permanente “Rede de Economia Solidária: Trajetória, Desafios e Perspectivas” realizado nesta segunda-feira, 29, no Centro de Convenções da Unicamp. Pela manhã, além da abertura, houve duas conferências: sobre Tecnologia Social e Economia Solidária com o professor. Renato Peixoto Dagnino, do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp; e sobre Trajetória, desafios e perspectivas da Rede de Economia Solidária em Campinas com Hilda Sampaio, que é presidente da Rede. Também ocorreram mesas de debate sobre autogestão e sociedade de consumo.

O assessor da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), José Marcos Pinto da Cunha representou o coordenador geral da universidade Alvaro Crósta na abertura do evento. Ele comentou sobre a importância do tema, em pensar como a sociedade pode se organizar por meio de outros parâmetros, além da economia capitalista. “Vemos que são pessoas que acreditam na organização solidária, são pequenos agricultores, artesãos, cooperativas envolvidas, enfim, trata-se de um tema que precisa ser debatido pois é uma alternativa viável que pode transformar a nossa sociedade”.

Para o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, a economia solidária coloca “a ciência da universidade a serviço da sociedade de maneira que a sociedade critique a ciência que a universidade faz”. Segundo ele, o debate é importante porque a universidade também está aprendendo a trabalhar em rede.

Da comissão organizadora, Marina Sampaio afirma que a ideia do evento é trazer o conceito da economia solidária que ainda não é tão conhecido, debater o tema com nomes mais conhecidos mas também com os participantes da própria rede. “Queremos dar visibilidade e voz àqueles que trabalham e sobrevivem disso, dar voz a estas pessoas que estão na cozinha, ou atrás da barraca".

Marina explica que economia solidária implica em “troca justa”. “Procuramos ter um preço justo que não contenha lucros exorbitantes. Trabalhamos em decisões coletivas, com solidariedade, cooperativas. Também temos a horta orgânica e ninguém trabalha em regime assalariado, todos são autônomos e fazem a gestão de seu trabalho e do trabalho do grupo”.

Em Frente ao Centro de Convenções foi montada uma feira com os produtos de empreendimentos solidários de Campinas. O Fórum continua no período da tarde com a seguinte programação:

14h30 – Intercâmbio entre Redes

"Troca de saberes: Rede Cananéia"

Valquíria Monteiro (Presidente da Rede Cananéia).

"Troca de Saberes: UNIARTE"

Digenir Fugazza (Presidente da Uniarte - São Carlos e Representante de Empreendimento de São Carlos e região no Fórum Paulista de Economia Solidária).

15h00 – Coffee Break e Exposição de Reciclagens de Vidros e de Resíduos Sólidos

15h30 – Mesa 2: Rede de Economia Solidária e Sustentabilidade

Mediadora: Ângela Maria Morais de Assis

“Panorama da Economia Solidária no Brasil”

Adolfo Homma (Coordenador Executivo do Fórum Paulista de Economia Solidária).

“Fundos Rotativos Solidários: uma saída para a Economia Solidária?“

Dirval Silva A. da Cruz (Representante da Caritas Brasileira Regional São Paulo no Fórum Paulista de Economia Solidária).