Grupo Breusil leva sonoridade
a 200 pessoas na Praça da Paz

26/08/2016 - 11:50

O projeto Conexão Cultural Unicamp, desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC), recebeu, na noite da última terça-feira (24), o Grupo “Breusil” com o show “Cordas Brasileiras”. A apresentação do grupo, que é formado por professores e alunos (de graduação, licenciatura, pós-graduação e ex-alunos) da Área de Cordas Friccionadas do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, foi realizada no Teatro de Arena da Praça da Paz. O Breusil se apresentou para um público composto por 200 pessoas. Elas [curtiram] a sonoridade de um vasto repertório de músicas instrumentais.

O “Breusil” interpreta músicas brasileiras escritas para cordas, reconstruindo arranjos e construindo novas interpretações, possibilitadas pelas referências do universo da cultura popular e da música urbana brasileiras. Essa nova roupagem musical traz de volta o tom das rabecas e faz com que os arcos se fundam às baquetas da percussão popular brasileira.

Formação - O grupo é formado pelos músicos Lucas Fagundes, Marina Gama, Paula Santana, Peterson Rocha, Raoni Peres, Ricardo Yeda e Samuel Pontes (violinos); Emerson de Biaggi e Catarina Schmitt (violas); Ana Clara Alves e Camila Dragonetti (violoncelos); Marcelo Corilow (contrabaixo) e Suê Turíbio (percussão), tendo ainda como convidados, Camila de Oliveira e Fernando Tocha (flautas). A direção musical é do professor Esdras Rodrigues (IA).

O Conexão Cultural Unicamp é parte do Programa Campus Tranquilo - Universidade Viva, e seu objetivo é ocupar espaços abertos dos campi da Universidade com atividades artísticas e culturais, visando integrar a comunidade universitária e criar novas possibilidades de vivência.