Produção do Simtec
terá projeção internacional

25/08/2016 - 15:54

/
Edison Lins, coordenador do Simtec

Edison Lins, coordenador do Simtec

Gildenir Santos, da comissão organizadora

Gildenir Santos, da comissão organizadora

Comissão organizadora

Comissão organizadora

Organizado em torno da temática dos 50 anos da Universidade, a 6ª edição do Simpósio de Profissionais da Unicamp (Simtec) promete projeção internacional aos trabalhos científicos apresentados pelos profissionais da casa. O evento ocorrerá entre os dias 26 e 28 de setembro deste ano. As inscrições para a participação são gratuitas e vão até o dia 31 de agosto. A programação completa está disponível no endereço.

Vídeo 

O coordenador geral do Simtec, Edison Cardoso Lins, anunciou na tarde de quinta-feira (24) que haverá, pela primeira vez, a inclusão dos trabalhos científicos no Digital Object Identifier (DOI), um sistema de identificação persistente de conteúdo de objetos acadêmicos no ambiente digital. Por meio do DOI são atribuídos direitos de propriedade intelectual aos trabalhos científicos.

Conforme Edison Lins, tal medida dará “projeção internacional à produção dos profissionais da Universidade.” O funcionário Gildenir Carolino Santos, especialista em normalização científica e membro da comissão organizadora do Simtec, explica que, com o DOI, será possível, por exemplo, a ampliação internacional dos trabalhos em sistemas de busca na web. Isso acontece, atualmente, com as publicações do Portal de Periódicos da Unicamp.

Há também uma série de outras vantagens com o uso do DOI, como o chamado identificador persistente, que impede que links parem de funcionar quando os recursos para os quais eles apontam são transferidos, renomeados ou deletados. Com o DOI, o usuário pode também se mover com poucos cliques de um artigo para outro por meio das referências.

Ao todo, o Simtec registrou 327 trabalhos inscritos, sendo 272 trabalhos científicos e 55 pôsteres biográficos com a história, na Unicamp, de funcionários aposentados que serão homenageados durante o evento.  Os homenageados serão indicados pelas unidades e órgãos da Universidade. Os autores dos trabalhos científicos também poderão apresentar sua produçãode forma oral ao público do evento na sessão “Seu pôster em 1 minuto”.  

Haverá, além da exposição de trabalhos, 26 minicursos, palestras, mesas-redondas e apresentações culturais diversas. Destaque para as palestras especiais com os docentes da Unicamp, Silvia Brandalise, Leandro Karnal e Olga Von Sinson; e para a mesa-redonda com a presença confirmada dos ex-reitores da Universidade. 

Memórias, experiências e trajetórias profissionais 
O tema da edição deste ano do Simtec será “Unicamp 50 anos: memórias, experiências e trajetórias profissionais.” A abertura oficial do evento acontece às 18h00 do dia 26 de setembro no Centro de Convenções da Universidade. 

“O Simtec, que acontece desde 1999, é um espaço institucional específico para apresentação, em formato acadêmico, dos trabalhos relacionados com ensino, pesquisa, extensão e gestão, com participação ou desenvolvimento dos profissionais da Unicamp. Este ano, toda a programação foi organizada em torno da temática dos 50 anos da Universidade”, informou Edison Lins, que coordena o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) da Unicamp.

Chefs na Praça e livro
No contexto dos 50 anos da Unicamp, outra novidade do simpósio será o evento Chefs na Praça, que ocorrerá juntamente com o lançamento do livro “50 memórias, 50 sabores – A cozinha ancestral de quem ajudou a construir a Unicamp”. A obra é organizada pelo jornalista Manuel Alves Filho, profissional da Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom) da Unicamp. 

O Chefs na Praça e o lançamento do livro acontecem no domingo (25 de setembro), a partir das 10h00, na Praça do Ciclo Básico da Unicamp. Durante o evento, dez especialistas em gastronomia vão oferecer um cardápio variado e a baixo custo aos visitantes.