Luciana Lyra, de volta à Unicamp.
Desta vez, como artista residente

24/08/2016 - 14:50

Da esq. para a dir: Osvaldir Taranto, Alvaro Penteado Crósta, Luciana Lyra e Gracia Navarro

A pernambucana Luciana Fátima Rocha Pereira Lyra, professora na Área das Artes Cênicas, é a nova artista residente da Unicamp. Ela assinou o seu contrato de trabalho  na manhã desta quarta-feira (24). Lyra é atriz, performer, dramaturga e encenadora. O contrato foi assinado na presença do coordenador geral da Universidade, Alvaro Penteado Crósta; da diretora-associada do Instituto de Artes (IA), Gracia Maria Navarro, e de Osvaldir Pereira Taranto, chefe de gabinete adjunto da Reitoria. O projeto para o Programa do Artista Residente da Unicamp deste ano é uma iniciativa da docente do IA, Gracia Maria Navarro.

“Eu estou muito orgulhosa e feliz em poder retornar à Unicamp na condição de artista residente. Assim, eu posso elaborar e compartilhar tudo o que eu aprendi nas minhas pesquisas de mestrado e doutorado sobre feminismo, que realizei na própria instituição. Esse retorno é muito gratificante. Eu espero encontrar disponibilidade dos participantes em relação ao Projeto que propus: “Putas Dei – uma experiência de feminismos e f(r)icção”. Ele será muito construtivo no sentido de trabalhar com a transformação das pessoas porque lida diretamente com as mulheres que fazem do sexo a sua profissão. Em princípio, a ideia é realizar uma intervenção pública já em novembro”, contou Lyra.

Para Alvaro Crósta, o Artista Residente é um programa que já tem tradição na Unicamp justamente por apoiar a vinda de artistas com reconhecimento, inclusive no exterior. “Eles vêm para a Universidade para desenvolver, formar alunos, e, ao mesmo tempo, compartilhar a sua arte com a comunidade. Trata-se de um grande avanço em termos culturais”.

Na solenidade de assinatura, Gracia Navarro disse que trazer Luciana de volta para o campus representa uma marca importante para o IA. “Ela tem o perfil de formação artística que vem se consolidando na contemporaneidade da qual a Unicamp faz parte. Ela possui uma multiplicidade de linguagens artísticas. Eu tenho certeza que vai ser um projeto feliz e de sucesso”.

Experiências corporais – Em conjunto com o IA, a nova artista residente programou aulas de experiências corporais (em laboratório) para que as pessoas possam se aprimorar com o tema. Elas acontecem três vezes por semana: Às terças e sábados, no Paviartes e, às quartas-feiras, no próprio IA. As aulas são abertas à participação da comunidade interna e externa. Para saber mais sobre a programação e sobre a nova artista residente acesse a página eletrônica.