Abertura de congressos de educação
infantil reúne adultos e crianças

24/08/2016 - 14:31

/
Mesa de abertura de dois congressos na Unicamp

Mesa de abertura de dois congressos na Unicamp

Coral Unicamp Infantil

Coral Unicamp Infantil

Trio Trappistas

Trio Trappistas

Adultos em debate sobre crianças e crianças cantando Rubem Alves com um trio adulto. Nesta composição, representantes e educadores de vários países da América Latina participaram nesta terça-feira (23) da abertura do I Congresso Internacional de Educação Infantil da Unicamp e do I Congresso de Creches Universitárias da América Latina e Caribe (Udual). Parte das comemorações dos 50 anos da Unicamp, os eventos têm como objetivo contribuir para o fortalecimento do diálogo sobre as ações e os desafios que permeiam a educação infantil entre pesquisadores, profissionais da educação, dirigentes, pais e comunidades da Região Metropolitana de Campinas, países da América Latina e Caribe e participantes de outros países. De acordo com a professora Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, uma das organizadoras do evento, as creches universitárias ganham destaque no evento, com foco na tríade políticas, pesquisas e práticas pedagógicas. Os congressos são organizados em parceria com a Faculdade de Educação e a Divisão de Educação Infantil e Complementar (Dedic), da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) da Unicamp.

Reitor da Unicamp e também presidente da Udual, o professor José Tadeu Jorge declara que os congressos contribuem para evidenciar o empenho da Unicamp em se tornar uma referência em educação infantil tanto do ponto de vista da produção do conhecimento e da produção dos trabalhos de ensino e pesquisa quanto da prática pedagógica nas estruturas da Universidade. A ideia, segundo o reitor, é permitir que cada país exponha suas ações, para que a troca de experiências dentro do evento conduza todos os países reunidos a um nível alto de qualidade em educação. Ele acrescenta que a Udual, criada há 65 anos, congrega mais de 240 universidades de vários países que têm como tema central a autonomia universitária.

A professora da Faculdade de Educação da Unicamp, Ana Lúcia Goulart de Faria, enfatiza que a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) de 1942 aborda a importância da instalação de creche em empresas públicas e isso é realidade em algumas universidades estaduais e federais. “Esta discussão acontece num momento importante em que a Unicamp completa 50 anos e seu atual reitor, professor Tadeu, foi secretário da educação e tem conhecimento grande sobre a educação infantil. Há um investimento muito grande atenção à creche da Unicamp, que apresenta crescimento e transformação para melhor, diferente de outras que estão sendo fechadas”, acrescenta Ana Lúcia.

Em sua fala na abertura, Ana Lúcia enfocou a participação das crianças desde muito pequenas na vida social, com a exibição de um vídeo em que elas aparecem atuando desde cedo em alguns movimentos, incluindo passeatas. Outra coisa a acentuar no congresso, segundo Ana Lúcia Goulart de Faria, é o nosso enfoque pós-colonialista. “Estamos em busca de pedagogias descolonizadoras, problematizando nossa “colonialização” portuguesa e espanhola e buscando formas latino-americanas, que têm características diferentes da Europa”, pontua.

“Nada melhor que este congresso internacional para discutir o início da vida acadêmica da pessoa, que é a educação infantil. O GGBS, como parceiro na garantia da qualidade de vida também na área educacional não poderia deixar de participar desta iniciativa”, acrescenta o coordenador-adjunto do Grupo Gestor de Benefícios Sociais da Unicamp, Armando Comunalle Júnior. Participaram também da abertura dos congressos Gláucia Maria Pastore, pró-reitora de Pesquisa e João Frederico Meyer, pró-reitor de Extensão e Assunstos Comunitários.

Apresentação cultural
A apresentação cultural na noite de abertura ficou por conta do Trio Trappistas e do Coral Unicamp Infantil, formado justamente por escolares que frequentam, em sua maioria, o espaço de educação infantil da Unicamp desde o berçário. Alunos do Programa de Desenvolvimento da Criança e Adolescente, surpreenderam o público internacional ao executar com o trio vocal canções compostas por Walter Nascimento inspiradas em textos de livros infantis do escritor, poeta e professor da Unicamp Rubem Alves, falecido em 2014.

Um misto de emoção e realização para o maestro Wilson Nascimento, que, além de participar da educação das crianças, pode divulgar a obra do escritor. “Conversando com Raquel Alves, filha de Rubem, ela disse que gostaria que as pessoas lessem mais os textos dele. Eu cresci fazendo música e ela é uma ferramenta que ajuda a guardar mais o texto. Então, esta é a ideia: que se tenha mais estes textos lindos. Hoje temos música boa, mas também coisas ruins. Então, a proposta é oferecer um bom texto e uma boa melodia não só para as crianças, mas também para os adultos”, declara o maestro e cantor do Trio Trappistas, formado também por Pedro Cruz Barsalini e Ney Santos.

Diretor da Educorp, patrocinadora das inscrições dos educadores da Unicamp no evento, Maurício Calixto fez questão de opinar sobre a apresentação. “A música é uma das mais belas formas de expressão que existem. A música complementa a alma, a cultura, a educação, a religião. As crianças expressaram isso, assim como o Trio Trappistas, de maneira única. Estão todos de parabéns pelo evento e pelo momento cultural.”