Científica
o físico
Edison Shibuya

18/08/2016 - 08:37

A  RTV-Unicamp exibe nesta quinta-feira a entrevista concedida pelo Prof. Edison Shibuya, do Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia do Instituto de Física Gleb Wataghin. Um dos pioneiros do Instituto de Física, Shibuya, aposentado há dois anos, chegou à Unicamp em 1969, “praticamente fugido” do conjunto residencial da USP, do qual foi expulso por decorrência do Ato Institucional número 5, baixado em dezembro de 1968, pelo general Costa e Silva.  Veja o link

Na Unicamp foi acolhido pelo físico Cesar Lattes, com quem estabeleceu uma longa relação profissional e de amizade. Não por acaso, sua entrevista é marcada do início ao fim pelo sentimento de gratidão a ele, que por décadas foi seu colega de sala.

Além da homenagem que faz aos físicos japoneses e brasileiros, em especial da colaboração Brasil-Japão no campo dessa ciência, Shibuya conta como foram os primeiros anos do Instituto de Física, iniciado nos porões da antiga sede do Cotuca, até sua transferência para o campus.

Nessa edição de Memória Científica,  Shibuya foi entrevistado pela jornalista Sandra Kretly. O sociólogo Marcelo Rocco assina o roteiro e a finalização dessa produção que é dedicada ao cinquentenário da Unicamp.