Pesquisas do Instituto de Economia
são premiadas em congresso

17/08/2016 - 15:06

Os pesquisadores premiados do Instituto de Economia da Unicamp

Três pesquisas do Instituto de Economia (IE) da Unicamp foram premiadas pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober) no âmbito do 54º Congresso realizado pela entidade entre os dias 14 e 17 de agosto deste ano. O evento foi realizado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió.

A pesquisadora Patrícia Andrade de Oliveira e Silva recebeu o Prêmio "José Gomes da Silva" pela melhor tese de doutorado na área de sociologia rural. Intitulado “Capital Social e Políticas de Combate à Pobreza Rural no Brasil: Uma Abordagem em Redes”, a pesquisa foi orientada pelo professor José Maria Ferreira Jardim da Silveira, do Núcleo de Economia Agrícola e Ambiental (NEA) do IE. 

Affonso Amaral Dalla Libera, também orientado por José Maria da Silveira, recebeu a distinção "Edson Potsch Magalhães" pela melhor tese de doutorado em economia rural. O pesquisador investigou a dinâmica tecnológica na agricultura do cerrado de Mato Grosso. O outro trabalho premiado pela Sober foi desenvolvido pela pesquisadora Ina Thomé Picoli. Ela recebeu o prêmio "SCHUH", como melhor dissertação de mestrado em economia rural. Intitulado “Pegada hídrica da economia brasileira: uma análise de insumo produto”, o estudo foi orientado pelo professor Marcelo Pereira da Cunha, também do NEA. 

Ao todo, a organização do congresso distribui oito categorias diferentes de premiações voltadas a teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de iniciação científica e artigos científicos nas áreas de economia, administração e sociologia rural.