Workshop trata das energias
renováveis intermitentes

10/08/2016 - 14:15

A Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp está promovendo um workshop internacional relacionado ao projeto “P&D Smart-Sen”, iniciativa que tem por objetivo desenvolver um modelo computacional de grande porte para coordenar a operação do sistema interligado nacional de produção e transmissão de energia. As atividades, que prosseguem até está quinta-feira (11), contam com a participação de 70 pessoas, entre estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais ligados a empresas de energia e órgãos governamentais.

De acordo com Paulo Barbosa, professor da FEC e coordenador do Smart-Sen, o projeto teve início no último mês de março e terá duração total de 36 meses. As pesquisas em torno do desenvolvimento do modelo computacional contam com a colaboração da Princeton University, dos Estados Unidos. “Nosso propósito é desenvolver uma ferramenta que favoreça a integração de energias renováveis intermitentes à matriz energética brasileira, como a eólica e a solar”, afirma.

O projeto conta com financiamento de 17 empresas energéticas, lideradas pela AES. Um dos responsáveis pelas pesquisas, e que participa do workshop, é o professor Warren Powell, da Princeton University. Ele considera o Smart-Sen uma grande oportunidade para o Brasil ampliar a presença de novas fontes renováveis na sua matriz energética. “Também é uma ótima chance para intensificarmos as colaborações científicas entre Unicamp e Princeton”.

Segundo Powell, o Brasil reúne condições únicas para o aproveitamento de fontes renováveis de energia. “Além da grande capacidade hidráulica já instalada, o país ainda apresenta um excelente potencial de aplicação das energias intermitentes”, diz. O docente norte-americano considerou, ainda, que mais difícil que superar a barreira da língua entre Brasil e Estados Unidos, será suplantar os desafios matemáticos que o projeto apresenta. “Mas temos confiança de que chegaremos a ótimos resultados”, antevê.

Na Unicamp, os estudos relacionados ao Smart-Sen estão sendo realizados no Departamento de Recursos Hídricos da FEC, mais especificamente pelo Grupo de Pesquisa em Planejamento Energético e Sistemas Elétricos, cujo coordenador é o professor Carlos Alberto Mariottoni.