Brito Cruz fala sobre ciência e
tecnologia no Estado em evento do IC

03/08/2016 - 16:03

/
Palestra de Brito Cruz

Palestra de Brito Cruz

A organizadora Ariadne Carvalho

A organizadora Ariadne Carvalho

O ex-diretor do IC, Ricardo Anido

O ex-diretor do IC, Ricardo Anido

O professor Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), apresentou aos estudantes, docentes e pesquisadores do Instituto de Computação (IC) um panorama sobre as características diferenciadas da ciência e tecnologia no Estado de São Paulo. Docente da Unicamp e ex-reitor da Universidade, Brito Cruz abriu na tarde de quarta-feira (03), no Centro de Convenções, o 11º Workshop de Teses, Dissertações e Trabalhos de Iniciação Científica, do Instituto de Computação (IC) da Unicamp. 

“O sistema de ciência e tecnologia no Estado de São Paulo tem algumas características que são diferentes das que se vê no Brasil. Por exemplo, aqui no Estado de São Paulo quase 60% do dispêndio anual em pesquisa e desenvolvimento é feito por empresa. Essa é uma diferença muito importante porque no Brasil as empresas investem muito pouco em pesquisa. E o fato das empresas investirem mais no Estado de São Paulo significa um campo de mais oportunidades. Isso representa também que as universidades estão fazendo efetivamente colaboração de pesquisa com as empresas”, explicou o diretor científico da Fapesp. 

Brito Cruz também chamou a atenção de que, em São Paulo, o governo estadual aplica muito mais recursos em pesquisa do que o governo federal em comparação com os outros estados brasileiros. “O fato do Estado de São Paulo aplicar mais recursos traz consequências do ponto de vista da estruturação das instituições, da qualidade da pesquisa e da possibilidade de gerar aplicações, criando, por exemplo, as startups.” 

A organizadora do evento, professora Ariadne Carvalho, informou que o workshop é promovido pela Comissão de Pós-Graduação (CPG) do IC. “Este é um evento organizado anualmente, voltado aos alunos da pós-graduação e também para aqueles da graduação que fazem ou desejam fazer pesquisa. Além das palestras sobre temas bastante variados, são apresentadas as pesquisas em andamento produzidas pelos nossos alunos, como dissertações, teses e trabalhos de iniciação científica.”

O evento também contou com a presença do diretor do IC, o professor Ricardo da Silva Torres. O Workshop de Teses, Dissertações e Trabalhos de Iniciação Científica prossegue até o dia 4, juntamente com a Semana de Computação da Unicamp (SECOMP). A programação completa está disponível no endereço.