Osvair Trevisan é homenageado
como personalidade do ano pela ANP

01/08/2016 - 14:17

Osvair Trevisan (centro) recebe o prêmio

O professor Osvair Vidal Trevisan, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp, acaba de ser contemplando com o título de personalidade do ano pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). A homenagem se deve, segundo o órgão, à “contribuição à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação no setor energético brasileiro.”

O título de personalidade do ano integra umas das categorias do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica, criado para incentivar e reconhecer tecnologias inovadoras com aplicabilidade na indústria de petróleo e gás natural (Leia a lista completa de premiados).

A escolha do homenageado é realizada pela diretoria da ANP a partir de indicações feitas pela comunidade científica e tecnológica da área de petróleo e gás. A entrega do título ocorreu no último dia 28 no Rio de Janeiro em cerimônia presidida pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

“Sem dúvida, me sinto honrado pela homenagem, que no fundo traduz um reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos anos na Unicamp por toda nossa equipe. Fiquei surpreso com a repercussão do evento que contou com representantes das principais empresas operadoras e de serviço na área, dos principais órgãos de governo na área incluindo o MCTIC, MME, Finep e ANP e não governamentais como Firjan, Onip e IBP, além de universidades e centros de pesquisa. Sem dúvida um momento de grande prestígio para a Unicamp”, disse Trevisan.

A ANP informou que Osvair Trevisan possui “extenso currículo na área de tecnologia”. Ex-diretor do Centro de Estudos de Petróleo da Unicamp (Cepetro), Trevisan foi também superintendente de exploração da ANP, entre 1998 a 2003. O homenageado possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica pela Unicamp. É professor titular da Universidade, com experiência nas áreas de Engenharia Mecânica e Engenharia de Petróleo. No campo da pesquisa, Trevisan atua, principalmente, com os temas de escoamento em meios porosos, transferência de calor, engenharia de reservatórios, análise de testes de pressão e recuperação avançada de petróleo.