DESPERTAR
turma e
inicia a 10ª

29/07/2016 - 13:55

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PR) da Unicamp promoveu na manhã desta sexta-feira (29) cerimônia de encerramento da 9ª turma e recepção da 10ª turma de alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM), financiado conjuntamente pela Universidade e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo da iniciativa é aproximar os estudantes das escolas públicas das práticas científicas e despertar neles o interesse pelo desenvolvimento do conhecimento.

Participaram da mesa de abertura da cerimônia a pró-reitora de Pesquisa, professora Gláucia Pastore; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários,  professor João Frederico da Costa Azevedo Meyer, o Joni; o assessor da PRP, professor Fernando Coelho, além de representantes das secretarias de Educação do Estado e de municípios de Campinas, Piracicaba e Limeira.

De acordo com o professor Fernando Coelho, tanto a turma que encerrou quanto a que está iniciando o programa é constituída por cerca de 350 alunos. Os ingressantes participarão de 115 projetos de pesquisa coordenados por docentes da Universidade, nas distintas áreas do saber. “Nesse período, eles tomarão contato com diferentes métodos científicos. Nossa intenção é que esta experiência contribua para despertar novos talentos para a ciência e o interesse de muitos deles por vir estudar na Unicamp”, afirmou o assessor da PRP.

Segundo a professora Gláucia Pastore, uma das características dos participantes do PIBIC-EM é a dedicação às atividades propostas. Os trabalhos de conclusão, diz, são de elevada qualidade. “Os resultados alcançados ao longo das nove edições do programa são a indicação de que o esforço promovido pela Unicamp para se aproximar dos estudantes do ensino médio está no caminho certo. O aprendizado adquirido em um ano trará reflexos positivos para toda a vida desses jovens”, considerou.

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários também ressaltou a importância da aproximação da Universidade com a escola pública. Ele lembrou que no último Vestibular da Unicamp, cerca de 50% dos aprovados eram egressos de escolas públicas. “Apesar das dificuldades, isso comprava que o ensino público tem cumprindo a sua missão”, disse Joni.

Escolhida como oradora da 9º turma do PIBIC-EM, Marcela Chagas da Silva, aluna da ETEC Trajano Camargo, de Limeira, disse que o encerramento do programa representava a colheita da semente plantada há um ano. Nesse período, de acordo com ela, os participantes aprenderam novos conteúdos e fizeram vários amigos. “Também aprendemos que a coisa mais importante na vida é tentar”, pontuou. A cerimônia foi concluída com apresentações artísticas e culturais.