Comunicado aos docentes

29/07/2016 - 15:26

Prezados e prezadas docentes:

Este comunicado visa tratar das dificuldades que ainda podem ocorrer para a retomada das atividades didáticas na universidade no próximo dia 1º de agosto.

Apesar dos inúmeros esforços realizados para que a normalidade seja readquirida pela via do diálogo, negociação e tolerância, o grupo de alunos ainda em greve manteve a continuidade do movimento e apenas em 2 de agosto realizará nova assembleia. A manutenção do movimento poderá afetar o acesso a algumas salas de aula, especialmente no Ciclo Básico, com reflexos para a retomada regular na próxima segunda-feira das atividades didáticas das disciplinas que envolvem professores e alunos, seja com a reposição de aulas do 1º semestre, seja com o início do 2º semestre letivo.

Entretanto, entendemos que os constrangimentos aos esforços realizados não podem mais inviabilizar que a Universidade retome a sua função básica do ensino. Assim, a Reitoria reitera o calendário já apresentado entendendo que, para as unidades de ensino afetadas pelo movimento grevista em distintas intensidades, a fórmula que flexibiliza as datas é a mais adequada para a solução das perdas didáticas do 1º semestre e a realização do 2º período.

Contudo, embora grande parte das atividades venham a ter inicio na próxima 2ª. feira, nas dependências onde eventualmente ocorrerem manifestações ou constrangimentos, pedimos a compreensão dos docentes para que não haja insistência ou discussão, suspendendo ou cancelando a atividade naquela ocasião, e comunicando o fato à respectiva Coordenação de Graduação ou de Pós-Graduação. Oportunamente, será buscada uma solução necessária e plausível. Isso se deve ao nosso entendimento de que as atividades didáticas só poderão ser reiniciadas com a garantia das condições adequadas de funcionamento. Entendemos, igualmente,  que no decorrer da próxima semana teremos um cenário mais bem definido, dando condições para a retomada plena dessas atividades.

É  importante reafirmar enfaticamente o repúdio às situações de enfrentamento que nossa instituição testemunhou recentemente, e a necessidade de que os valores da vida universitária sejam rápida e  fortemente resgatados.

A Reitoria
29 de Julho de 2016