Programa
UniversIDADE
recebe mais de
1.000 novos
inscritos

25/07/2016 - 15:19

/
UniversIDADE recebe mais de 1.000 inscritos

UniversIDADE recebe mais de 1.000 inscritos

Crósta: aprendizado é um processo contínuo

Crósta: aprendizado é um processo contínuo

Antonia Vieira: se inscrevendo pela 2ª vez

Antonia Vieira: se inscrevendo pela 2ª vez

Helena: programa cresce a cada semestre

Helena: programa cresce a cada semestre

Mesa de recepção aos novos alunos

Mesa de recepção aos novos alunos

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (25) a cerimônia de recepção aos mais de 1.000 novos inscritos no UniversIDADE, programa criado em 2015 para desenvolver atividades de extensão gratuita, vinculando a educação acadêmica à educação popular, e que é voltado a pessoas com mais de 50 anos de idade. A ideia é proporcionar boas condições de saúde e qualidade de vida para essas pessoas, mantendo-as ativas tanto física quanto mentalmente, atendendo suas necessidades de prevenção, estimulação e capacitação através de atividades interdisciplinares. 

O programa UniversIDADE é um curso gratuito, organizado de maneira integrativa e interdisciplinar, e estruturado em três semestres para que professores e profissionais voluntários ministrem atividades em quatro áreas temáticas: arte e cultura, esporte e lazer, saúde física e mental, e sociocultural e geração de renda. Para o segundo semestre de 2016 (o quarto do programa),  os mais de 1.000 alunos estão inscritos em aproximadamente 150 atividades, contando com 4.500 vagas entre oficinas e palestras. 

Alice Helena De Danielli, coordenadora executiva do UniversIDADE, informa que o programa vem crescendo a cada semestre, tendo oferecido 59 atividades no primeiro semestre de 2015, saltando para 93 no segundo semestre e, neste ano, de 127 no primeiro semestre para 150 agora a partir de 8 de agosto. “Os números só não são maiores por falta de espaço. Este rápido crescimento deve-se ao reconhecimento de toda a comunidade acolhendo a proposta da Universidade.” 

Segundo Helena, o objetivo do UniversIDADE – de promover a saúde e qualidade de vida para pessoas acima de 50 anos – não só foi atingido, como ultrapassou os limites da Unicamp e de Campinas, atraindo pessoas da região e de cidades como Rio Claro, Leme e Atibaia. “Vemos a transformação promovida pelas atividades não apenas na fisionomia das pessoas, mas nos próprios resultados dos exames médicos, pois muitos chegaram com sobrepeso, colesterol e triglicérides elevados.” 

O professor Alvaro Crósta, coordenador geral da Unicamp, afirma que o sucesso, a demanda crescente e a excelente avaliação do programa já o colocam no calendário da Universidade. “É uma atividade que a Unicamp não desenvolvia de forma sistemática, embora soubéssemos da demanda. Talvez não tivéssemos ciência da real dimensão desta demanda e da excelente aceitação que o UniversIDADE vem tendo. O processo de aprendizado tem que ser contínuo na vida do cidadão e a Unicamp possui muitas formas de transferir conhecimento para a sociedade, não só através de seus cursos regulares, como também de programas como este.” 

A aposentada Antonia Paula Vieira, que vai participar pela segunda vez do UniversIDADE, adorou a primeira experiência e avisa que pretende continuar “a não ser que me mandem embora”. “Fiz um curso sobre autoconfiança e memória, outro sobre finanças e também participei do Cine Crocante – a professora dá uma pequena palestra, vemos o filme e, depois de tomarmos café com pipoca, voltamos para fazer um relatório. Agora me inscrevi em duas atividades relacionadas a esportes (uma delas é hidroginástica) e vou fazer mais dois cursos sobre memória – a professora disse que estou alerta.”

 

Comentários

estou muito contente que a universidade que está se preocupando em dar oportunidade a pessoa com + esperiencia para que ela possa realizar sonhos esquecidos,
e ter o seu tempo ocupado com coisas uteis e agradaveis gratuitamente.

Email: 
cme@caism.unicamp.com