Estudantes
concluem
2ª edição do
Ciência & Arte
no Inverno

22/07/2016 - 15:49

/
Mesa com as autoridades

Mesa com as autoridades

O estudante Igor

O estudante Igor

Alvaro Crósta, coordenador-geral

Alvaro Crósta, coordenador-geral

A pró-reitora de Pesquisa, Gláucia Pastore

A pró-reitora de Pesquisa, Gláucia Pastore

O professor Fernando Coelho

O professor Fernando Coelho

Estudantes aguardam entrega de certificado

Estudantes aguardam entrega de certificado

Os 109 estudantes de 31 escolas da rede de ensino fundamental de Campinas concluíram nesta sexta-feira (22) a participação na segunda edição do Programa Ciência & Arte no Inverno (CAFin). Os participantes receberam os certificados durante solenidade de encerramento no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. 

O evento contou com a presença do coordenador-geral da Universidade, Alvaro Penteado Crósta; da pró-reitora de Pesquisa, Gláucia Pastore; do coordenador do programa, Fernando Antônio Santos Coelho; da secretária de Educação de Campinas, Solange Villon Kohn Pelicer; e do vereador André Luiz de Camargo Von Zuben. 

“A nossa experiência com este programa tem sido muito gratificante. Ele começou numa conversa entre a Unicamp e a Prefeitura de Campinas, baseada nas nossas experiências de trazer alunos das escolas públicas para a Universidade. E as duas edições foram um sucesso. Esperamos que ele tenha continuidade, justamente pela importância de mostrar a Universidade aos jovens estudantes, despertando os seus talentos e proporcionando uma vivência de laboratório”, considerou Alvaro Crósta. 

Organizado pela Pró-reitoria de Pesquisa da Unicamp, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, o objetivo do programa é possibilitar o contato dos alunos com a vida acadêmica e com os profissionais que compõem o ambiente universitário. Além disso, o Cafin busca estimular a vocação para a pesquisa científica e artística, envolvendo-os com os atuais desafios da ciência e da arte. 

“Estamos muito satisfeitos, o programa está se consolidando. O fato de ter essa presença maciça de candidatos e de projetos de professores que querem participar mostra a importância do evento. É mais uma missão da Unicamp muito bem cumprida”, disse a pró-reitora de Pesquisa, Gláucia Pastore. 

Pelo Ciência & Arte no Inverno, os melhores estudantes de cada escola municipal permanecem na Universidade desenvolvendo pesquisas, participando de oficinas em diversas unidades, sob a orientação de docentes e monitores.

“Gostei muito de ter participado do programa, contribuiu, principalmente, para que eu pudesse refletir melhor sobre a profissão que vou escolher no futuro. Por exemplo: eu queria ser engenheiro civil, só que, com as atividades, fui vendo que a engenharia química é mais legal”, contou Igor Rodrigues da Silva, do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Violeta Dora Lins.

O coordenador da iniciativa, o professor Fernando Coelho, informou que a CAFIN foi inspirado no programa Ciência & Arte nas Férias, voltado a estudantes do ensino médio e consolidado há mais de 10 anos na Unicamp. “E tem dado muito certo, é só olhar no rosto desses estudantes. Eles chegam aqui muito tímidos e saem com a visão de que a Universidade realmente não é esse ‘bicho de sete cabeças’ que eles achavam que era.”