Educação infantil é credenciada

18/07/2016 - 14:49

A Unicamp acaba de conquistar importante reconhecimento da Secretaria Estadual de Educação por meio do credenciamento das suas unidades de educação infantil. Portaria publicada na edição do último sábado (16) no Diário Oficial do Estado de São Paulo incorporou oficialmente os três centros de convivência infantil mantidos pela instituição ao sistema estadual de educação. “Depois de 30 anos, esta é uma grande vitória para a Unicamp, mas principalmente para a comunidade universitária”, considera Christianne Caldas Tourinho, diretora da Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEdIC).

De acordo com Christianne, o credenciamento das unidades era uma antiga aspiração da Unicamp. A medida constava do Plano de Gestão da atual Reitoria. “A partir de agora, nossas atividades serão acompanhadas pela Diretoria de Ensino da Região Leste de Campinas, que verificará periodicamente se elas estão adequadas às normas vigentes. Para obtermos a homologação, nós já tivemos as instalações, o regimento escolar, o plano escolar e o projeto político pedagógico aprovados”, explica.

Na prática, conforme a diretora do DEdIC, os trabalhos executados nas unidades não sofrerão grandes alterações, dado que o sistema de educação infantil mantido pela Unicamp já é considerado de excelência. “Mas é muito importante que tenhamos a supervisão da Secretaria Estadual de Educação, pois isso dará uma garantia adicional acerca da qualidade das nossas atividades”, entende Christianne.

A Unicamp mantém o Centro de Convivência Infantil Integral, Creche/Berçário, o Centro de Convivência Infantil Integral, Creche/Maternal e Pré-Escola e o Centro de Convivência Infantil Parcial, Creche/ Berçário/Maternal e Pré-Escola. Ao todo, eles atendem a aproximadamente 700 crianças, com idades de 0 a 6 anos, filhas de servidores da Universidade e da Funcamp e também de estudantes.

Em seu site, o DEdIC expressa a missão das três unidades: construir a “cultura e conhecimento através da interação social entre crianças, com o espaço e com os profissionais da educação”.

Centro de Convivência Infantil