Vigilância da Unicamp faz curso
para padronizar procedimentos

19/07/2016 - 13:42

/
Primeiro encontro de supervisores da Vigilância

Primeiro encontro de supervisores da Vigilância

A mesa de abertura do encontro sobre POPs

A mesa de abertura do encontro sobre POPs

Aconteceu nesta terça-feira o primeiro encontro de supervisores do Serviço de Vigilância da Unicamp, com foco no Guia de Procedimentos Operacionais padrão (POP), que consolida em documento único todas as práticas operacionais realizadas rotineiramente no campus. O professor Alvaro Crósta, coordenador geral da Universidade, afirmou que esta iniciativa faz parte do programa Campus Tranquilo – Universidade Viva, que vem sendo executado desde o primeiro ano de gestão do reitor José Tadeu Jorge. “É neste contexto que iniciamos este treinamento dos POPs, que terão efeitos práticos, tanto a partir dos nossos profissionais da Vigilância como para a comunidade que é beneficiária deste serviço”, observou Crósta, que também fez uma breve explanação sobre o Campus Tranquilo. 

Charles Jeronymo, diretor do Serviço de Vigilância, informou que participaram do encontro 10 supervisores da Unicamp, 8 supervisores de campo e 4 de monitoramento da Funcamp, mais 8 pela empresa terceirizada que atende as portarias da Universidade. “A partir da próxima semana começam os cursos para nossa equipe de vigilantes, agentes de segurança e vigias, para que todos tenham conhecimento dos Procedimentos Operacionais Padrão e passem a falar uma língua só e ajam da mesma maneira para melhor atender a comunidade.” 

Jeronymo acrescento que no caso de um arrombamento, por exemplo, o procedimento padrão da Vigilância é isolar a área, entrar em contado com o responsável pela unidade e, em caso de necessidade, aguardar a chegada da polícia ou da perícia. “Havendo indício de um veículo furtado deixado no campus, ligamos para a Polícia Militar e mantemos a atenção ao veículo a uma distância segura. No curso também trataremos da vigilância comunitária, embora já tenhamos passado por cursos como de comunicação e direitos humanos para ficarmos mais próximos da comunidade e entender melhor suas dificuldades.” 

No encontro promovido pela Coordenadoria Geral da Universidade estavam presentes autoridades da Unicamp, da Prefeitura de Campinas e das Polícias Militar e Civil. Da mesa de abertura participaram, além de Alvaro Crósta e Charles Jeronymo, os professores Armando José Geraldo, prefeito da Cidade Universitária Zeferino Vaz, e Fernando Sarti, diretor executivo da Funcamp (Fundação de Desenvolvimento da Unicamp).