THE: Unicamp é 2ª melhor da AL

07/07/2016 - 07:48

A publicação britânica Times Higher Education (THE), que elabora um dos principais rankings internacionais de instituições de ensino superior, divulgou nesta madrugada sua primeira listagem específica para América Latina, com critérios calibrados para refletir a realidade da região. A Unicamp aparece na relação das 50 melhores universidades latino-americanas em segundo lugar.

O Brasil domina o ranking, com cinco instituições entre as dez melhores colocadas. A USP é a primeira, encabeçando a lista. Depois vêm Unicamp, UFRJ (quinta posição), PUC-Rio (sexta), e UFMG (sétima). A Unesp ocupa o 11º lugar. Ao todo, das 50 universidades ranqueadas, 23 são brasileiras. O Chile é o segundo país mais representado, com 11 instituições, seguido do México, com oito. A lista completa pode ser vista neste link.

"A nova versão do ranking acadêmico da THE reafirma a posição da Unicamp como a segunda melhor universidade da América Latina. Esse excelente resultado é decorrente do elevado nível em que a Universidade desenvolve suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. É também fruto da destacada capacidade e dedicação do seu corpo docente, discente e de funcionários”, disse o coordenador-geral da Universidade, professor Alvaro Crósta.

“A avaliação feita pela THE, colocando a Unicamp, ao lado da USP e da Unesp, na lista das melhores universidades latino-americanas, é um bom indicador do retorno ao investimento feito pelo Estado de São Paulo em seu sistema público de ensino superior”, prossegue Crósta.

“A manutenção futura dessas posições de destaque no cenário internacional tem forte relação com a política de financiamento das universidades públicas paulistas. É importante destacar esse aspecto, principalmente no momento em que se discute a necessidade de ampliação desse financiamento, como contrapartida à expressiva expansão das atividades e dos indicadores acadêmicos dessas três importantes universidades brasileiras nos últimos anos”, afirma o coordenador-geral.

Critérios
Assim como os demais rankings elaborados pela THE, a lista latino-americana se baseia em treze indicadores de desempenho, agrupados em cinco categorias: ensino, pesquisa, citações, perfil internacional e transferência de tecnologia.  Um desses indicadores (dentro das categorias ensino e pesquisa) é a posição da universidade no ranking latino-americano de reputações, divulgado pela THE em maio, no qual a Unicamp aparecia em terceiro lugar.

Embora os indicadores sejam os mesmos usados no ranking global, os pesos relativos foram ajustados para, segundo a publicação, melhor refletir as necessidades da educação superior na América Latina.

Por exemplo, no ranking global, a categoria “pesquisa” entra com peso de 30%; já no ranking latino-americano, o peso é maior, 34%. Especificamente, o indicador “produtividade”, baseado no número de artigos indexados na base Scopus por pesquisador, componente dessa categoria, passa de um peso de 6%, no ranking global, para 10% no regional latino-americano. Abaixo, as dez instituições mais bem ranqueadas: