Alunos da rede fazem
Ciência & Arte no Inverno

06/07/2016 - 15:11

/
Gláucia Pastore, pró-reitora de Pesquisa

Gláucia Pastore, pró-reitora de Pesquisa

Fernando Coelho, coordenador do CAFin

Fernando Coelho, coordenador do CAFin

Mesa de autoridades na cerimônia de abertura

Mesa de autoridades na cerimônia de abertura

CAFin traz 110 estudantes de 31 escolas municipais

CAFin traz 110 estudantes de 31 escolas municipais

Cento e dez estudantes de 31 escolas da rede de ensino fundamental de Campinas iniciaram sua participação na segunda edição do Programa Ciência & Arte no Inverno (CAFin), com uma programação que prossegue até o dia 22 de julho. A abertura oficial do CAFin, que é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp em parceria com a Secretaria de Educação do Município, ocorreu na manhã desta quarta-feira, com a presença de autoridades da Universidade, da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. 

Os estudantes participarão de palestras e oficinas de pesquisa em diversas unidades da Unicamp, sob a orientação de docentes, pesquisadores e colaboradores. As atividades englobam todas as grandes áreas do conhecimento: artes, ciências humanas, ciências exatas e da terra, ciências biológicas e da saúde, e tecnologia. No encerramento do programa haverá a entrega de certificados aos alunos participantes e a apresentação de pôsteres dos trabalhos realizados. 

O objetivo do Ciência & Arte no Inverno é possibilitar o contato dos alunos com a vida acadêmica e com os profissionais que compõem o ambiente universitário, bem como estimular a vocação para a pesquisa científica e artística, envolvendo-os com os atuais desafios da ciência e da arte. Os detalhes sobre as atividades estão na página do CAFin (https://www.prp.unicamp.br/sites/default/files/2016-cafin-folder.pdf ). O programa é apoiado pelo Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão (Faepex). 

O professor Fernando Coelho, assessor da PRP e coordenador do CAFin, disse que os estudantes serão apresentados a um mundo totalmente diferente do que imaginam. “Com certeza, este programa vai jogar por terra muitos conceitos (ou pré-conceitos) sobre a Unicamp, que geralmente é vista como um castelo, onde não se sabe o que as pessoas fazem. Vocês vão ver qual é o papel da Universidade para Campinas e para o Brasil. Muitas coisas que aqui são feitas estão escondidas em tecnologias, em comidas, em políticas públicas, em uma série de coisas que tocam o dia de vocês sem que parem para pensar nisso.” 

A professora Gláucia Pastore, pró-reitora de Pesquisa, ressaltou que os alunos do programa foram selecionados em um momento histórico, quando a Unicamp comemora os seus 50 Anos. “Quero solicitar uma foto de todos os participantes para a galeria do cinquentenário. Quando a Unicamp chegar aos 100 anos, vocês vão se reconhecer e mostrar a foto para os filhos e netos. Não sei se têm a noção exata do que seja a Universidade: quando tudo o mais cai, ela é o último reduto, a instituição que assegura, fortalece e encoraja, pois é o templo do saber, em que se busca a verdade, crucial para o desenvolvimento do ser humano.” 

Juliano Pereira Mello, diretor pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Campinas, lembrou que o número de participantes do Ciência & Arte no Inverno cresceu de 90 na primeira edição para 110 este ano, e que por isso a Secretaria de Educação decidiu incluir o programa em seu calendário oficial. “Iniciamos hoje uma caminhada em que cada aluno vai poder experimentar o que esta Universidade tem de melhor. A experiência anterior mostra que daqui a duas semanas seus rostinhos mudam e o brilho nos olhos aumenta. Vocês que optaram por estar aqui, ao invés de curtir as férias, têm a responsabilidade de contar sobre essas experiências aos seus colegas na escola, para que tenhamos muito mais pessoas envolvidas nesta ação da Unicamp e da Secretaria para avançar na educação e na formação de pessoas em Campinas.”