RTV: vestibular
Palavras
Cruzadas

01/07/2016 - 13:37

Há 30 anos a Unicamp adotou um modelo próprio de vestibular. Desvinculado dos processos de ingresso utilizados pelas outras universidades públicas do Estado (USP e Unesp), o modelo da Unicamp vem passando por melhorias que visam, dentre outras qualidades, a democratização do acesso aos bancos universitários. Em 2016, por exemplo, 51,9% dos alunos ingressantes são oriundos de escolas públicas, distribuídos pelos 70 cursos de graduação que a universidade mantém. Desse total de aprovados, 43% são autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Para explicar essa evolução o jornalista Marcus Ozores, apresentador do programa Palavras Cruzadas, conversou com o Coordenador Executivo da Comissão Permanente do Vestibular e o Coordenador de Pesquisa, respectivamente, os professores Edmundo Capelas e Jayme Vaz. Confira no link