Estudantes embarcam para intercâmbio

O estudante Henrique do Prado

O grupo de estudantes

Bruno, Cortez, Belik e Gao

Um grupo de 20 estudantes da Unicamp embarca, na próxima semana, para a China, onde ficarão por duas semanas aprofundando o idioma mandarim e conhecendo e vivenciando a cultura do país. A atividade é promovida pelo Instituto Confúcio da Unicamp, em parceria com a Vice Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Vreri) da Universidade.

“Eu vou para Pequim. Além das aulas de mandarim, nós vamos ter um pouco de cultura, filosofia e história. Estou bastante ansioso e muito feliz com a oportunidade. Boa parte do meu interesse na cultura chinesa vem do próprio interesse pela medicina tradicional chinesa, área que eu pretendo me especializar depois da graduação”, explica o estudante Henrique Figueiredo do Prado, que está no segundo ano do curso de medicina.

O grupo de 20 estudantes participou de uma reunião na sede do Instituto Confúcio, na presença do Vice Reitor Executivo de Relações Internacionais, Luis Augusto Barbosa Cortez, e da professora Hongyan Gao, representante da Beijing Jiaotong University na direção do Instituto Confúcio. Na ocasião, também foi apresentado o novo diretor do Instutito por parte da Unicamp, o professor Bruno Martarello De Conti, do Instituto de Economia (IE). Ele substitui o docente Walter Belik, também do IE.

“Esta delegação de estudantes que está indo para a China é muito importante para a Unicamp, vocês trarão informações e aprendizados muito interessantes para a Universidade e para a própria formação de vocês. Tenho certeza que será uma experiência fantástica para todos”, disse, ao grupo, o professor Luis Cortez.

“O professor Walter Belik fez um trabalho excelente nesses dois anos iniciais de implementação do Instituto Confúcio. O Instituto hoje já está consolidado, cerca de 200 estudantes já estão estudando mandarim, estamos começando com um curso de mandarim em Limeira e uma série de outras atividades, como esses intercâmbios de alunos e professores. O objetivo, portanto, é dar sequencia a esse excelente trabalho que está desenvolvido”, explicou o novo diretor Bruno de Conti. O Instituto Confúcio da Unicamp é o resultado de uma parceria entre a Universidade e a Beijing Jiaotong University, da China.