Número de divulgadores da ciência
aumenta a cada nova edição do curso de blogs

24/06/2016 - 13:18

Devido à grande demanda, neste primeiro semestre de 2016 houve a necessidade de abrir mais duas turmas para o curso Blogs de Divulgação Científica da Unicamp, programa que visa estimular a atividade de divulgação científica por docentes e pesquisadores da Universidade. O projeto teve início em novembro de 2015, por meio de um piloto criado pelo Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)², órgão ligado à Pró-Reitoria de Graduação. Objetivando a criação de uma plataforma ou de uma ferramenta que possibilitasse agregar blogs diversos de autoria de pesquisadores e de docentes da Unicamp, e observando casos de sucesso, como o ScienceBlogs, ResearchBlogging, ScienceBlogging, ScienceSeeker, entre outros, sentiu-se a necessidade de criar algo parecido na Unicamp.

A fim de agregar know-how em divulgação científica e tecnológica, e entendendo que a construção de um blog exige um cuidado quanto ao texto de caráter jornalístico, o (EA)² estabeleceu parceria com o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), e com o Laboratório de Inovação Tecnológica Aplicada na Educação (Lantec). Essa associação mostrou-se extremamente exitosa, como se pode observar na qualidade dos textos postados.

Vera Toledo, pesquisadora do Labjor e uma das coordenadoras do projeto, acredita que “com essa iniciativa, a Unicamp firma-se não somente no cenário nacional, mas também internacionalmente. O objetivo dessa proposta é proporcionar que os pesquisadores e professores tenham mais um canal importante para divulgar suas pesquisas, dialogando com o público e, associado ao potencial que temos com o blog, evidenciando a grande importância de popularizar a ciência produzida na Unicamp”. A professora Beatriz Jansen, coordenadora do programa e coordenadora de projetos pelo (EA)², destaca a relevância dessa iniciativa como uma qualificação do trabalho pedagógico e de pesquisa desenvolvido na Unicamp, e reitera a importância da aproximação cada vez mais relevante entre a academia e a sociedade na construção de um país de fato mais justo e soberano para todos.

A Unicamp acredita no caráter inovador do projeto ao oportunizar tal iniciativa pioneira em nosso país no âmbito acadêmico. Desde o início do programa, foram postados na plataforma mais de 60 artigos de diferentes áreas, como: filosofia, energia e ambiente, biologia, física, educação, educação física, entre outros.

Na última edição, foram formados 57 possíveis blogueiros de ciência. Até o momento, o programa conta com 23 blogs já configurados, ativos e produtores de conteúdo; e 63 que ainda estão sendo incubados, mas que em breve também integrarão a rede. Vale destacar que os conteúdos dos blogs individuais são de responsabilidade total de seus autores.

Com duração de dois dias, os cursos de formação são ministrados todos os semestres, no Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)². Eles têm como objetivo desenvolver habilidades no manuseio da ferramenta e de seus recursos, e também problematizar a discussão sobre a importância de integrantes da Universidade divulgarem ciência e tecnologia para a sociedade. O projeto também conta com ajuda de diversos voluntários em sua equipe: suporte técnico, revisão de textos, auxílio com imagem e conteúdo, divulgação etc.