UPA 2016 abre inscrições

21/06/2016 - 08:24

As inscrições gratuitas para a participação na Unicamp de Portas Abertas (UPA) de 2016 poderão ser feitas a partir desta quarta-feira (22), no site do evento, que acaba de ser lançado. Este ano a UPA ocorrerá no dia 10 de setembro, um sábado. A programação oficial será divulgada em breve no site

O evento é uma oportunidade para que milhares de estudantes de ensino médio de todo o país conheçam uma das melhores universidades públicas do país. Tradicional, a Unicamp de Portas Abertas já está em sua 13ª edição. De acordo com os organizadores, uma série de atividades, como oficinas, visitas a laboratórios de pesquisa, palestras e apresentações culturais, ocorrerão no evento. 

Além de saber sobre os cursos e como funciona a Unicamp, os visitantes também poderão conhecer um pouco de sua história. Neste ano, a UPA será integrada com a Mostra Unicamp 50 Anos – Mostra de Ciência e Tecnologia.  A mostra ocorre por ocasião das comemorações pelos 50 anos da Universidade. 
O coordenador geral, Alvaro Crósta

"A edição deste ano da UPA é muito especial pois coincide com a comemoração dos 50 anos da Unicamp. Para tornar essa celebração ainda mais especial queremos receber vocês, estudantes do ensino médio, para apresentar os nossos cursos de graduação, bem como as múltiplas facetas do ensino, pesquisa e extensão que aqui desenvolvemos. Essa será uma ótima oportunidade para celebrarmos juntos as inúmeras conquistas desse meio século de nossa história", convida o coordenador-geral da Unicamp, Alvaro Penteado Crósta. 

Inscrições pelo site: www.upa.unicamp.br

Durante a mostra dos 50 anos, os visitantes poderão compreender a evolução do conhecimento gerado pela Universidade e a sua incorporação na vida da população local e nacional. A mostra fará também uma reflexão sobre o futuro da pesquisa e das artes para os próximos 50 anos. O evento prossegue até o dia 19 de setembro.

Para o coordenador-executivo da UPA, José Reinando Braga, boa parte da estrutura de pesquisa e inovação da Universidade será apresentada aos visitantes no Ginásio Multidisciplinar. "Além de conhecer as belezas do nosso campus, suas instalações e conversar com os profissionais que constroem a Universidade no seu dia a dia, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a estrutura de pesquisa e inovação da Unicamp. Boa parte desta estrutura será apresentada no Ginásio Multidisciplinar, uma atração a mais. A Coordenação e o conjunto dos profissionais que dão sustentação ao evento, como os do transporte, da limpeza, da segurança, imprensa e de alimentação, já estão trabalhando duro para que tudo ocorra da melhor forma possível."

José Reinaldo Braga revelou que a organização da UPA já vem sendo procurada por escolas de todo o Brasil, interessadas na participação do evento. "Será, sem dúvida, mais uma grande e produtiva UPA."