RTV: Memória
Científica
entrevista
Olga von
Simson

23/06/2016 - 11:47

Olga Rodrigues de Moraes von Simson, atualmente professora voluntária do Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Educação, chegou à Unicamp no final da década de 1980. Tão logo inicia suas atividades na Faculdade de Educação, é convidada pelo professor José Roberto do Amaral Lapa a atuar como vice-coordenadora no Centro de Memória - Unicamp.

Foram suas pesquisas em torno do carnaval paulistano que despertou no historiador a possibilidade de com ela realizar forte parceira, o que os anos acabaram por testemunhar. Com notável atuação em projetos sobre educação e cultura popular, tornou-se referência nos estudos que empregam o uso da metodologia da História Oral. Entre os projetos desenvolvidos, destaca-se o projeto Bairros de Campinas, que objetivou investigar junto aos moradores do Cambuí e Vila Industrial as transformações ocorridas nos dois mais antigos bairros da cidade. Pesquisas coordenadas pela socióloga sobre os distritos de Campinas são hoje referências obrigatórias para quem quer se aprofundar nos estudos sobre a cidade.

Olga é brasileira de Jaboticabal (SP). Seus pais (família Rodrigues de Moraes) mudaram-se para São Paulo quando ainda era menina. Sua trajetória escolar começa muito cedo, aliás, sua mãe, que também era socióloga de formação, foi sua professora. Anos mais tarde iniciou seus estudos num colégio alemão. Confira aqui essa e outras histórias na entrevista concedida ao Memória Científica, programa produzido pela RTV-Unicamp com direção do sociólogo Marcelo Rocco.