Morre Manoel Tosta Berlinck

23/06/2016 - 15:15

Faleceu, na última terça-feira (21), aos 79 anos, o professor  Manoel Tosta Berlinck, ex-diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp,  que atuou na Universidade no período de 1972 a 1992. Seu sepultamento foi no Cemitério do Araçá, em São Paulo. Berlinck bacharelou-se em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1958-1961). Foi mestre em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1964), Ph.D. pela Cornell University (1969). Fez o pós-doutorado na Cornell University (1975). Lecionou Sociologia da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (1969-1972).

Berlinck dirigiu o IFCH na gestão 1972 e1976. Foi sócio fundador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Lecionou no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Cíínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde dirigia o Laboratório de Psicopatologia Fundamental. Foi professor Visitante de Psicanálise da Universidad Diego Portales a partir de 2013, em Santiago, Chile; presidente da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF) (2002-2016); e diretor da Editora Escuta e da Livraria Pulsional (1987-2009).

Foi ainda editor da Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental e membro da WAME - World Association of Medical Editors. Sua experiência era na área de Psicopatologia Fundamental, atuando principalmente nos temas sobre psicopatologia fundamental, psicanálise, método clínico, melancolia, neurose histérica. Como orientador, deixou um total de 100 trabalhos concluídos.