Unicamp tem embrião
de nuvem computacional

22/06/2016 - 11:56

A Unicamp já dispõe de um embrião de nuvem computacional em operação. A informação foi dada na manhã desta quarta-feira (22) pelo titular da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade, professor José Raimundo de Oliveira, durante conferência de abertura do 5º Cinfotec Unicamp, evento que tem por objetivo reunir profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da instituição para o compartilhamento de experiências e a atualização profissional. As atividades, que terão prosseguimento nesta quinta-feira, ocorrem no Centro de Convenções.

De acordo com Oliveira, o projeto da Unicamp conta com infraestrutura mínima, mas com todas as características de uma nuvem computacional. “O que a gente precisa, a partir de agora, é escalonar, é crescer. A ideia é fazermos isso progressivamente, até conseguirmos atender a todas as necessidades de computação da Universidade nos âmbitos da administração, do ensino e da pesquisa”, afirmou o coordenador da CTIC.

O docente destaca a importância de a Unicamp ter a sua própria nuvem computacional. “Determinados projetos da Universidade exigem algum nível de privacidade. Por outro lado, precisamos que os integrantes da comunidade universitária tenham acesso a diferentes dados, a despeito de estarem no trabalho, em casa ou mesmo em outro país. Por isso é fundamental que tenhamos um espaço só nosso, administrado por nós”, detalhou.

A ampliação da nuvem computacional da Unicamp, conforme Oliveira, deve avançar a partir da assinatura de convênios com novos parceiros e da liberação de recursos por parte da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), através do programa CT-Infra. “Estamos aguardando o julgamento do nosso pedido de financiamento”, disse. O coordenador-geral da Universidade, professor Alvaro Penteado Crósta, observou que a criação de uma nuvem computacional própria é uma ação estratégica para a instituição.

Segundo ele, o recurso permitirá que a Unicamp avance em relação ao aperfeiçoamento de seus sistemas de gestão e faça frente aos desafios que estão por vir. O 5º Cinfotec Unicamp é constituído por palestras, ministradas tanto por profissionais da Universidade quanto de outras instituições. A programação completa do evento pode ser conferida neste link.