RTV: Palavras Cruzadas
discute a pílula do câncer

22/06/2016 - 13:47

O programa Palavras Cruzadas discute a polêmica em torno da chamada pílula do câncer (fosfoetanolamina sintética), composto químico que teve a fabricação aprovada em de lei, em março desse ano, através de votação simbólica no Senado já que não houve alterações ao texto aprovado pela Câmara dos Deputados. Porém, no dia 19 de maio último, por 6 votos a 4, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu suspender a aplicabilidade da lei, ou seja, a produção e comercialização do produto. 

Desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Química da USP, campus de São Carlos, o uso da pílula do câncer vem causando muita discussão no meio médico e acadêmico em decorrência de que esse suposto medicamento nunca foi testado em animais e humanos. 

Para falar sobre a essa questão polêmica, o jornalista Marcus Ozores entrevistou o professor do Instituto de Química da Unicamp, Luiz Carlos Dias, que foi um dos pesquisadores selecionados pelo Ministério de Ciência e Tecnologia para realizar análises químicas do conteúdo das cápsulas de fosfoetanolamina sintética, a chamada pílula do câncer. Confira