Relatório de Atividades
Docentes será atualizado

21/06/2016 - 15:43

A Unicamp, por meio da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU), promoverá ao longo dos próximos meses a atualização e a informatização do Relatório de Atividades Docentes (RAD). O objetivo da iniciativa é criar um banco de dados que expresse de forma mais precisa as atividades desempenhadas pelos professores da Universidade, nos seus diversos âmbitos de atuação. O trabalho será executado em três etapas. A primeira delas, que consiste na revisão do RAD e na informatização do sistema, terá início em julho. A titular da PRDU, professora Teresa Atvars, explica que a atualização do RAD está alinhada com as diretrizes estabelecidas pelo Planejamento Estratégico (Planes).

De acordo a pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, as fases seguintes compreenderão a integração do banco de dados da Unicamp com o da Plataforma Lattes, mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e em seguida com a Plataforma Sucupira, ligada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Teresa Atvars observa que o RAD foi instituído no contexto do Projeto Qualidade, implantado na gestão do reitor Carlos Vogt, há mais de 20 anos, com o objetivo de qualificar o corpo docente da Unicamp. A iniciativa representou um divisor de águas nesse aspecto. “Apesar de extremamente importante, o relatório, em seu modelo atual, não tem expressado a realidade e a complexidade da produção dos nossos professores. Isso ocorre porque os dados que aparecem no RAD nem sempre são os mesmos que os dos bancos de dados da Unicamp. Dessa forma, há um descompasso entre o que é efetivamente produzido e o que é anotado nos nossos repositórios”, detalha.

Uma consequência dessa falta de sintonia, acrescenta a pró-reitora, é que a Universidade se vê obrigada a trabalhar com dados diferentes sobre um mesmo tema, dependendo da fonte consultada. “Ao atualizarmos e informatizarmos o RAD, nós pretendemos refinar e unificar as informações, que são utilizadas tanto para orientar nossas ações de planejamento e gestão, quanto para alimentar os bancos de dados externos, como os da Capes e CNPq”, diz.

O projeto de atualização e informatização do RAD, conforme a professora Teresa Atvars, já foi objeto de análise tanto na Comissão de Avaliação e Desenvolvimento Institucional (CADI) quanto na Câmara Interna de Desenvolvimento de Docentes (CIDD). “A partir de agora, nós vamos visitar as faculdades e institutos para explicar como esse processo será executado. Também vamos treinar equipes para que se familiarizem com os novos requisitos do relatório e com a nova forma de tramitação, que será toda realizada via web”, informa.

Segundo a pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, a coordenação dos trabalhos de atualização do RAD caberá à PRDU, mas todo o processo tem contado com o apoio de diferentes profissionais, de variados órgãos e unidades da Unicamp, entre eles a Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), Centro de Computação (CCUEC), Diretoria Acadêmica (DAC), Escola de Extensão (Extecamp) e Sistema de Arquivos (Siarq). “Tudo está sendo realizado por profissionais da própria Universidade”, reforça a docente.

Entre as mudanças que ocorrerão no contexto da atualização do RAD, a professora Teresa Atvars destaca a melhor representação dos resultados da produção dos professores e das horas de trabalho em sala de aula, bem como o maior reconhecimento às peculiaridades de cada faculdade e instituto e do trabalho de cada docente. Sobre este último tópico, a pró-reitora de Desenvolvimento Universitário observa que, embora todo professor tenha que realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão, é natural que, dada a especificidade de cada unidade e de cada indivíduo, alguns se dediquem mais a um segmento que a outro. “O importante é a qualidade do trabalho que se executa”, pondera.

Mais detalhes sobre o processo de atualização e informação do RAD podem ser obtidos neste link. Para esclarecimentos de dúvidas acerca do assunto, a PRDU disponibiliza o seguinte e-mail: prdu.rad@reitoria.unicamp.br.