Aluno de iniciação científica do
IQ é premiado em reunião da SBQ

10/06/2016 - 14:41

Denominada "Criar e empreender", na 39ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), evento realizado entre 30 de maio e 2 de junho, em Goiânia-GO, o aluno de iniciação científica Lucas Said de Sousa, do Instituto de Química (IQ) da Unicamp, recebeu o prêmio de melhor painel apresentado com o trabalho “Ciclo (Pro-Leu): a 2,5 dicetopipezarina da comunicação cruzada entre Enterobacter sakazakii e Bacillus cereus”. O trabalho foi orientado pela professora Anita J. Masaioli, do Departamento de Química Orgânica (DQO) do IQ. Também contou com o acompanhamento do aluno de doutorado Matheus Bofinger, que contribuiu com a confecção do painel premiado.

Da esq. para a dir: Matheus Bofinger e Lucas Said de Sousa

O Trabalho
A 2,5-dicetopiperazina é um dipeptídeo cíclico obtido a partir da condensação de dois aminoácidos. Esta classe de compostos é produzida por uma grande variedade de seres vivos, tornando sua participação na ecologia inter e intra-espécies muito relevante. O mecanismo de comunicação realizado por bactérias, e conhecido como quorum-sensing utiliza-se de moléculas para regular a expressão de conjuntos de genes específicos, em resposta à densidade celular. Dessa forma, foram realizados estudos com duas espécies de bactérias que estão presentes no mesmo ambiente, na indústria alimentícia.

A bactéria Enterobacter sakasakii (Gram-negativa) demonstrou mecanismo de comunicação via auto-indutores N-acil-homosserina lactonas (AHLs), porém quando co-cultivada com a espécie Gram–positiva Bacillus cereus observou-se degradação dessas moléculas pela ação das enzimas expressas por B. cereus. No entanto, verificou-se que a comunicação não é interrompida, pois observa-se formação de biofilme no co-cultivo de  E. sakazakii com  B. cereus.

O enfoque do trabalho foi elucidar o caminho alternativo de comunicação utilizado pelas espécies, por meio do cultivo isolado e co-cultivo das bactérias supracitadas.

“Eu não esperava receber o prêmio. Para mim foi uma surpresa. Eu acredito que, o que me ajudou, foi a forma que encontrei para apresentá-lo. Eu atribuo o resultado a toda uma preparação antecipada que tive com os alunos do grupo da professora Anita”, explicou aluno de iniciação científica e bolsista pelo CNPq, Lucas Souza.

“A primeira parte do trabalho foi concretizada por antigos alunos do grupo da professora Anita e este foi mais um trabalho resultante deste projeto. Seu resultado vem a ser entendido como uma segunda forma de comunicação entre as bactérias”, lembrou Bofinger.

Para a professora Anita, o prêmio foi uma foi uma surpresa agradável. “Tenho noção que os resultados são bons, mas resolver um problema antigo de forma simples foi inesperado. Sabia-se que havia um segundo sinal na comunicação da Enterobacter sakazakii com Bacillus cereus  porém, não se sabia qual era. Quando Lucas chegou ao grupo propus este problema avisando que provavelmente ele trabalharia sem resultado nenhum e vejam no que deu. A atuação do Matheus Bofinger, aluno de doutorado, é importante pois sem a sua supervisão o aluno de iniciação poderia ficar um pouco abandonado já que um professor tem muitas atribuições e o laboratório requer muitas horas de trabalho”, declarou a docente do IQ.

A SBQ é a principal sociedade de química do país. Seus objetivos são desenvolver e consolidar a comunidade química brasileira, divulgar a Química e suas importantes relações, aplicações e consequências para o desenvolvimento e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.