Em busca de trajetória sustentável,
Unicamp inicia Semana do Meio Ambiente

06/06/2016 - 15:17

Apresentação do coral

O coordenador-geral Alvaro Crósta

Juliano Finelli, coordenador do GGUS

Maria Gineusa, também do GGUS

Público acompanha apresentação

Construindo uma trajetória sustentável é o tema da Semana do Meio Ambiente da Unicamp, aberta nesta segunda-feira (06). O evento prossegue até a próxima sexta-feira (10) com uma série de atividades, entre palestras, exposições, apresentações culturais, mesas-redondas, debates e exibição de documentários (veja a programação completa). A Semana do Meio Ambiente é organizada pelo Grupo Gestor Universidade Sustentável (GGUS) e por um coletivo formado por integrantes de vários órgãos da Unicamp, com apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS).

A abertura aconteceu no Espaço Cultural Casa do Lago, com a presença do coordenador-geral da Universidade, Alvaro Penteado Crósta. Na ocasião, houve a apresentação cultural de um grupo de 56 crianças do coral do Programa de Integração e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Prodecad) da Unicamp,  com o regente Wilson Nascimento e o compositor e arranjador Walter Nascimento no violão. Em seguida, Maria Luiza Appy e Maria Angelina Pereira, diretoras da Escola Paulista de Biodanza, proferiram a palestra "Biodanza: inteligência afetiva e a sua contribuição para uma vida sustentável.”

“Nós estamos engajados há algum tempo em várias ações na área da sustentabilidade, mas é muito bom aproveitarmos uma semana para discutir estes temas, fazendo reflexões que nos permitam avançar ainda mais. Fizemos muitas ações, mas ainda temos que contribuir muito nesta área. E para isso, nada melhor que a conscientização da comunidade, que é o que buscamos com este evento”, explicou o coordenador-geral, Alvaro Penteado Crósta.

Entre as ações, o coordenador-geral citou o Programa Campus Tranquilo; a implantação do GGUS e do Plano Diretor do campus; a participação da Unicamp em fóruns internacionais; e a discussão de projetos de prédios sustentáveis.  De acordo com ele, estas ações devem ficar marcadas na história da Unicamp. “As principais ações se articulam no sentido de congregar a comunidade em torno destes projetos”, acrescentou.

A funcionária Maria Gineusa de Medeiros e Souza, secretária executiva da Câmara Técnica de Educação Ambiental do GGUS, lembrou que, em 2014, foi entregue ao coordenador-geral da Universidade, uma carta de intenções para a construção de uma Unicamp sustentável. “A carta foi entregue por ocasião da Semana de Meio Ambiente daquele ano. E de lá para cá, nós temos buscado ações conjuntas para executar aquelas propostas. Sobre o evento deste ano, gostaria de ressaltar que as atividades programadas compreendem um amplo leque das ações no sentido da sustentabilidade.”

Juliano Henrique Davoli Finelli, coordenador executivo do GGUS, acrescentou que, desde 2014, a Universidade vem se debruçando de forma muito atenta sobre esta questão da sustentabilidade. “Com a criação do GGUS, nós estamos buscando unificar, em torno dessa temática, a política de administração da Unicamp, a academia com sua rica produção científica e a comunidade universitária e de Campinas”, salientou.

A Semana do Meio Ambiente da Unicamp é tradicionalmente realizada próxima ou no dia 5 de junho, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo do marco, segundo a ONU, é catalizar a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental no planeta.