Proceu: cresce o número de
aprovados nos vestibulares

02/06/2016 - 13:50

Visita dos alunos à Pinacoteca, em São Paulo

As aulas ocorrem em duas salas

Alunos em sala de aula

Grupo de alunos do Proceu

O Proceu Conhecimento, cursinho pré-vestibular instalado na Moradia Estudantil, ganhou incrementos nos últimos anos e, em consequência, tem atendido a uma maior demanda da comunidade e tem conseguido colocar mais alunos para estudar em diversas instituições de ensino superior do país. No último ano, aumentaram as ofertas de vagas de 60 para 90 e houve um salto no número de aprovações nos vestibulares: em 2013 houve 1 aluno aprovado, em 2014 foram 8 e em 2015 foram 31. As inscrições on-line quintuplicaram, e por isso os interessados tiveram que passar por uma seleção socioeconômica.

Segundo Daniel dos Anjos Silva, professor de matemática e física do Proceu Conhecimento, coordenador pedagógico e pós-graduando da Unicamp (do Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW), esse crescimento decorre da evolução do Proceu para um cursinho pré-vestibular. "Nesses quase 19 anos de história (ele começou em 1997), centenas de alunos passaram pelo cursinho, que é gratuito e tem o compromisso de ser popular.

As aulas são ministradas por alunos de graduação e de pós-graduação da Unicamp, e por voluntários, no Centro de Vivência 1 e 2 da Moradia Estudantil. Eles lecionam as disciplinas de filosofia, matemática, física, química, biologia, português, inglês, geografia, história e sociologia. São cerca de 30 professores atualmente.

Os alunos que já passaram por esse cursinho hoje têm voltado para atuar como professores a fim de auxiliar na construção de um cursinho mais forte ainda. “Precisamos investir na estabilidade desse projeto para que essa política continue e que outros professores se disponham a realizar esse trabalho”, sustenta Daniel.

Ele relata que 2015 foi um ano muito importante, visto que, com o aumento da demanda, foi preciso adequar melhor a gestão do Proceu. Algumas medidas foram necessárias, entre elas melhorar o acompanhamento dos alunos, adotar uma metodologia mais adequada à transmissão dos conteúdos, propor uma maior integração do corpo docente, introduzir viagens pedagógicas para criar uma conexão com o conteúdo ministrado, propiciar um maior incentivo para os alunos auxiliarem nesse projeto e na tomada de decisões do cursinho. "Hoje foi estipulada até uma data fixa para discutir ações do interesse do Proceu. Os coordenadores se reúnem aos domingos."

A importância do cursinho, salienta Daniel, é que ele oferta aos seus participantes uma maior consciência política e de gestão escolar. “Temos a oportunidade de administrar juntos a partir de uma gestão democrática”, afirma. “Há pouco tempo, a coordenação do Proceu tem convidado professores da Unicamp para ministrar palestras abordando temas candentes da nossa sociedade, o que também contribui para o avanço do conhecimento.”

A clientela do Proceu é proveniente de escolas públicas da macrorregião de Campinas, tem idade entre 16 e 50 anos, e são mulheres e homens indistintamente. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira das 18h45 às 22h45, com intervalo de 15 minutos.

SERVIÇO
Proceu - Moradia Estudantil (Avenida Santa Isabel, 1125 – CV2, Vila Santa Isabel, Campinas)