Espaço da Escrita comemora 10 anos
projetando se tornar um ‘writing centre’

01/06/2016 - 14:38

/
As convidadas da Universidade de Bath

As convidadas da Universidade de Bath

Reunião sobre o Espaço da Escrita

Reunião sobre o Espaço da Escrita

O Espaço da Escrita, projeto estratégico de difusão do conhecimento idealizado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), celebra 10 anos de atividades mantendo seu propósito de se tornar um writing centre, nos moldes existentes nas melhores universidades do mundo. Criado em 2006, o Espaço da Escrita oferece serviços gratuitos de tradução e revisão nos idiomas inglês, francês e espanhol, bem como assessoria aos docentes e pesquisadores de carreira da Unicamp para facilitar, apoiar e estimular a publicação de artigos em revistas e livros internacionais. Também organiza eventos de capacitação básica e avançada em redação científica para pós-graduandos, docentes e pesquisadores. 

Foi nesse sentido que Diana Hopkins e Miranda Armstrong, duas profissionais do Academic Skills Centre, da Universidade de Bath (Inglaterra), estiveram na Unicamp expondo suas experiências. Para o professor José Marcos Pinto da Cunha, assessor da CGU e coordenador do Espaço da Escrita, aprimorar a habilidade dos acadêmicos na escrita em inglês e outros idiomas é fundamental para o projeto de internacionalização da Universidade. “Mais que fazer traduções, estamos avançando para criar uma estrutura bem mais ampla, um centro de escrita, visando propriamente a formação em escrita científica e melhorando a destreza de comunicação. É um sonho, por enquanto, mas queremos nos transformar em um writing centre.” 

O Espaço da Escrita também vem organizando seminários em português e em inglês, trazendo editores de revistas para explicar como funciona o processo de publicação. Cyntia Sonetti Oliveira, responsável técnica do projeto que ocupa uma ampla sala na Biblioteca Central Cesar Lattes, acrescenta o propósito de trocar ideias com responsáveis por iniciativas similares dentro da própria Unicamp, como o Reading Web, do IEL, e o Inglês sem Fronteiras, que avaliou a compreensão oral e escrita (exame TOEFL) para admissão no Ciência sem Fronteiras. Na reunião com as visitantes da Universidade de Bath estiveram presentes a professora Teresa Atvars, pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, e Luís Cortez, vice-reitor de Relações Internacionais.